Dia do Servidor

Senadores destacam a importância do servidor público

02:08Senadores destacam a importância do servidor público

Transcrição LOC: POLICIAIS, AGENTES DE TRÂNSITO, PROFESSORES, FISCAIS, MÉDICOS, DENTISTAS, ENFERMEIROS, ADVOGADOS, ENGENHEIROS, BIBLIOTECÁRIOS, JORNALISTAS. LOC: NESTA QUARTA-FEIRA É DIA DE HOMENAGEAR OS MAIS VARIADOS TIPOS DE PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: Em 28 de outubro comemora-se o Dia do Servidor Público. A data foi criada durante o governo do presidente Getúlio Vargas com a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil e a determinação dos direitos e deveres da categoria, por meio do Decreto 1.713 de 1939. O senador Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, explica qual é o papel desse trabalhador. (CONTARATO) Os servidores públicos são profissionais que trabalham para uma sociedade melhor. São os braços do Estado brasileiro. São aliados de toda hora e que todo dia na lida do trabalho atendem a população e fazem o poder público funcionar. Merecem reconhecimento e valorização. Essa categoria honra o Brasil e trabalha com responsabilidade e dedicação para melhorar os serviços públicos. Rep: E o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, destaca que esses profissionais ajudam a manter a máquina pública em funcionamento. (PAIM) Servir é trabalhar em favor de alguém. Vivemos tempos difíceis em que atacam servidores, instituições, serviços públicos e a própria democracia. Querem revogar todos os direitos dos trabalhadores da área pública e da área privada. Apontam os servidores como se eles fossem problema do país, eles são a solução. Rep: Desde a Constituição Federal de 1988, para ser servidor público é preciso passar por concurso que consiste muitas vezes em provas escritas, orais, físicas e até de títulos, dependendo da função pretendida dentro da administração do Estado. Além disso, é necessário ter naturalidade brasileira e quitar obrigações eleitorais e militares. Há no Brasil mais de 11 milhões de funcionários do governo, de acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea. E o mais recente estatuto desses profissionais que trabalham para o Estado brasileiro foi publicado em 1990, é a Lei 8.112. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

Nesta quarta-feira, 28 de outubro, comemora-se o Dia do Servidor Público. A data foi criada durante o governo do presidente Getúlio Vargas, quando surgiram as primeiras leis para regulamentar o trabalho na administração estatal. As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Administração Pública  Constituição  Constituição Federal  Democracia  Espírito Santo  Ipea  Professores  PT  Rede  Rede Sustentabilidade  Rio Grande do Sul  Senador Fabiano Contarato  Senador Paulo Paim  Serviço Público  Servidores públicos  Sustentabilidade  Trânsito  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 0 61 2211
Ao vivo