Senadores começam a definir comando das comissões — Rádio Senado
56ª Legislatura

Senadores começam a definir comando das comissões

O comando das 13 comissões permanentes do Senado já vem ganhando perfil com a definição dos partidos que vão comandar os colegiados. As comissões de Constituição, Justiça, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE) vão ser presididas, respectivamente, pelo MDB e pelo PSD. Uma reunião de líderes para a definição do comando das comissões está marcada para a próxima terça-feira (12).

07/02/2019, 16h14 - ATUALIZADO EM 07/02/2019, 17h36
Duração de áudio: 01:51
Autor do requerimento para comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar as causas do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), senador Otto Alencar (PSD-BA), concede entrevista.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Edilson Rodrigues / Agência Senado

Transcrição
LOC: SEGUNDO O PRESIDENTE DO SENADO, DAVI ALCOLUMBRE, AS COMISSÕES MAIS DISPUTADAS DO SENADO, A DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E A DE ASSUNTOS ECONÔMICOS VÃO FICAR SOB O COMANDO DO MDB E PSD, RESPECTIVAMENTE. LOC: O PSL, PARTIDO QUE PELA PRIMEIRA VEZ TEM REPRESENTANTES NA CASA, FICARÁ COM A COMISSÃO DE AGRICULTURA. OUÇA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE PAULA GROBA. Téc: Na Comissão de Constituição e Justiça, o nome de Simone Tebet, do MDB de Mato Grosso do Sul, é um dos cotados, mas o partido ainda não anunciou oficialmente quem vai presidir a comissão. Já o PSD definiu o nome para a Comissão de Assuntos Econômicos: o senador Omar Aziz, do Amazonas. O partido, que tem a segunda maior bancada do Senado, também vai comandar a Comissão de Relações Exteriores, a CRE, que ficará com o senador Nelsinho Trad, de Mato Grosso do Sul. Segundo o líder do PSD, Otto Alencar, da Bahia, a nova gestão do presidente do Senado pode ou não seguir a chamada proporcionalidade dos partidos. E afirma que o presidente está seguindo o que a nova realidade demanda do Congresso. (OTTO) É que o regimento dá condição de se decidir se pode ser isso, ou aquilo, conforme o momento e conforme também o resultado das eleições. O real né? Tem que viver o real, não pode ter aquilo que não é realidade dentro do Senado Federal. (REP) A comissão de Agricultura e Reforma Agrária ficará com o PSL e o nome escolhido pela legenda foi Soraya Thronicke, de Mato Grosso do Sul. (SORAYA) Eu nasci dentro do Agro e o meu estado é Agro eu fui Eleita com um esforço muito grande do agronegócio também então é por conta desse alinhamento né, com assunto. (REP) Democratas, PP e PT, que têm 6 senadores cada um, devem ficar com presidência de comissões, mas a definição ocorrerá somente na próxima reunião de líderes. O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, do Democratas do Amapá, disse que vai tentar pacificar a disputa pelas comissões, de forma que todos os partidos sejam representados. (DAVI) A gente tá conversando ainda tem uma disputa em duas comissões a gente vai construir com os líderes. (REP) A reunião de líderes para a definição do comando das 13 comissões permanentes do Senado está marcada para a próxima terça-feira. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00