Senado recebe defensor de nome alternativo para a bola da Copa — Rádio Senado

Senado recebe defensor de nome alternativo para a bola da Copa

LOC: O SENADO RECEBEU NESTA TERÇA-FEIRA O IDEALIZADOR DA CAMPANHA "CARAMURI, O NOME DA BOLA DA COPA".

LOC: A CAMPANHA SE OPÕE À PROPOSTA DE CHAMAR A BOLA DE “GORDUCHINHA”, QUE NASCEU EM SÃO PAULO. SAIBA MAIS COM O REPÓRTER ROBERTO FRAGOSO.

(REPÓRTER) Fruto de polpa branca, casca amarelada, semente azul e folhas verdes – cores da bandeira brasileira – o caramuri é colhido somente a cada quatro anos, que coincidem com as copas do mundo. É por isso que a Associação Amazonense de Municípios defende que seja esse o nome da bola na Copa de 2014 no Brasil. A proposta foi apresentada a senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte pelo representante da associação, Beto Mafra, que considera caramuri uma ideia melhor que a sugestão paulista, "gorduchinha". 

(BETO MAFRA) Ninguém chama a bola por esse nome de "gorduchinha" no nosso país, isso era falado há 20 anos atrás pelo locutor paulista Osmar Santos, que merece todas as honras, mas ninguém chama a bola com esse nome no nosso País. O poeta Thiago de Melo, imediatamente, grande poeta amazonense, conhecido em todo o País e no mundo inteiro, cunhou a frase: “A bola da Copa será filha da floresta amazônica, a Caramuri vai sair pelo mundo pedindo a preservação da nossa floresta. 

(REPÓRTER) Mafra acredita no potencial ecológico da escolha do nome caramuri. Ele sugere que na época da Copa sejam eleitas dez espécies vegetais que estão em risco de extinção, como pau-rosa, castanheira e mogno, para junto ao Caramuri comporem um time. A senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, que pediu a vinda do grupo ao Senado, defende que dar um nome indígena à bola da Copa de 2014 vai ajudar a promover a Amazônia.

(VANESSA GRAZZIOTIN) Nós queremos inserir exatamente esse debate, do desenvolvimento sustentável, da Amazônia, do meio ambiente. E quero dizer que tenho muito orgulho, fico muito feliz de saber que do nosso estado nós estamos dando não só uma sugestão, mas uma sugestão com muito conteúdo para que nossa bola seja denominada com a cara do Brasil, e a cara do Brasil é exatamente a Amazônia brasileira. 

(REPÓRTER) A escolha do nome da bola depende da Fifa e da Adidas, empresa que fornece o material esportivo para os mundiais de futebol.
20/03/2012, 02h55 - ATUALIZADO EM 20/03/2012, 02h55
Duração de áudio: 01:51
Ao vivo
00:0000:00