Procuradoria da Mulher promoveu 12 audiências públicas em 2017 — Rádio Senado
Balanço 2017

Procuradoria da Mulher promoveu 12 audiências públicas em 2017

A Procuradoria Especial da Mulher do Senado promoveu doze audiências públicas pelo projeto Pauta Feminina em 2017. As reuniões, que ocorreram mensalmente, discutiram temas como o empoderamento das meninas, os impactos da reforma da Previdência na vida das mulheres e o feminicídio. Além do Pauta Feminina, a procuradoria também desenvolveu oficinas, participou de debates e firmou parcerias importantes com órgãos legislativos e instituições nacionais e internacionais. Na avaliação da procuradora da Mulher do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), o ano de 2017 foi positivo, principalmente pela criação de procuradorias da mulher em assembleias legislativas e câmaras de vereadores.

04/01/2018, 16h22 - ATUALIZADO EM 05/01/2018, 11h31
Duração de áudio: 02:08
Pauta Feminina - Procuradoria Especial da Mulher: Violência Sexual Contra Mulheres Com Deficiência. O evento consta da programação da XI Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência.

Mesa:
delegada da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), Glaucia Cristina da Silva;
coordenador-geral da Secretaria de Transparência do Senado - DataSenado, Marcos Ruben;
diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANTPS) do Ministério da Saúde, Maria de Fatima Marinho de Souza;
deputada Rosinha da Adefal (Avante-AL);
integrante do observatório da Mulher Contra a Violência – Senado Federal, Roberta Viegas.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: EM 2017, A PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER PROMOVEU DEBATES MENSAIS SOBRE TEMAS DA PAUTA FEMININA. LOC: PARA A PROCURADORA DA MULHER DO SENADO, A SENADORA VANESSA GRAZZIOTIN, O ANO FOI POSITIVO. REPÓRTER MARINA FERREIRA. TÉC: A Procuradoria Especial da Mulher promoveu doze audiências públicas pelo projeto Pauta Feminina em 2017. As reuniões, que ocorreram mensalmente, discutiram temas como o empoderamento das meninas, os impactos da reforma da Previdência na vida das mulheres e o feminicídio. Além do Pauta Feminina, a procuradoria também desenvolveu oficinas, participou de debates e firmou parcerias importantes com órgãos legislativos e instituições nacionais e internacionais. Na avaliação da procuradora da Mulher do Senado, a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, o ano de 2017 foi positivo, principalmente pela criação de procuradorias da mulher em assembleias legislativas e câmaras de vereadores. (Vanessa) Uma das metas que nós tratamos é melhorar a nossa interlocução com as demais casas legislativas do Brasil. A gente vê um crescimento desses espaços que agregam o debate, o cuidado, o acompanhamento com as questões de gênero. (Repórter) Outra parceria promovida em 2017 foi com a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do governo do Distrito Federal que, junto com a Diretoria Geral do Senado, passou a destinar dois por cento das vagas nos contratos de terceirização a mulheres que tenham passado por situações de violência doméstica. Segundo Vanessa Grazziotin, a missão da procuradoria em 2018 é trabalhar ainda mais em atividades e projetos em prol das mulheres, inclusive no tema presença feminina na política. (Vanessa) Temos que avançar no empoderamento das mulheres sobretudo na presença no parlamento. Sem dúvida nenhuma nós passaremos todo o primeiro semestre tratando desse assunto com inúmeras atividades. (Repórter) Nos meses de mobilização das mulheres no Congresso, as procuradorias do Senado e da Câmara fizeram atividades em conjunto, como o Março Mulheres – Igualdade no Trabalho, Outubro Rosa e, em novembro, a participação na campanha 16 Dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Da Rádio Senado, Marina Ferreira.

Ao vivo
00:0000:00