Possível influência de games violentos no comportamento infanto-juvenil será tema de debate na CDH — Rádio Senado
Comissões

Possível influência de games violentos no comportamento infanto-juvenil será tema de debate na CDH

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou requerimento do senador Eduardo Girão (Pode-CE) para a realização de audiência pública sobre o possível impacto, no comportamento infanto-juvenil, de jogos eletrônicos violentos. O debate se reacendeu após a tragédia em Suzano, São Paulo, no último dia 13. A reportagem é de Marcela Diniz.

28/03/2019, 16h56 - ATUALIZADO EM 28/03/2019, 16h56
Duração de áudio: 01:27
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza reunião com 22 itens. Entre eles, o PLS 491/2018 que altera a Lei de Execução Penal, para proibir a visita íntima acompanhada de criança.

À mesa, presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), conduz reunião.

Bancada:
senador Romário (Pode-RJ); 
senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: GAMES VIOLENTOS PODEM IMPACTAR O COMPORTAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES? LOC: A TRAGÉDIA EM SUZANO REACENDEU O DEBATE E A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DO SENADO FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O ASSUNTO. REPÓRTER MARCELA DINIZ. TÉC: A tragédia em Suzano, São Paulo, no último dia 13 de março, terminou com dez mortos e onze feridos. Os autores do massacre, Guilherme Monteiro e Luiz Henrique de Castro, competiam em jogos on-line de guerra e confrontos entre bandidos e policiais, o que levou o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, em declaração à imprensa, a atribuir a games violentos influência sobre o comportamento dos criminosos. A Comissão de Direitos Humanos do Senado promoverá uma audiência pública sobre esses possíveis impactos em crianças e adolescentes. O pedido foi do senador Eduardo Girão, do Podemos do Ceará. Para ele, o conteúdo dos jogos estimula a violência e não há um controle nem na comercialização: (Girão) É uma epidemia o que está acontecendo, nós tivemos aquela tragédia na escola em Suzano, onde a gente viu um pouco do impacto que isso causa, é um efeito potencializador, a cultura da violência em ação; isso movimenta bilhões de dólares – esses jogos que não têm controle, que não têm regulamentação com relação à compra, idade pra utilização. (Rep) Entre os convidados para o debate sobre possíveis influências de games violentos no comportamento infanto-juvenil, está o professor Igor Lemos, doutor em neuropsiquiatria e ciências do comportamento. Ainda não foi definida uma data para o debate. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

Ao vivo
00:0000:00