Pacote anticrime e previdência são temas prioritários para Governo — Rádio Senado
Mensagem presidencial

Pacote anticrime e previdência são temas prioritários para Governo

Segurança pública, previdência e educação foram os temas destacados na mensagem presidencial do presidente Jair Bolsonaro enviada ao Congresso. O ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, explicou que o pacote de segurança, a ser enviado para o Congresso, terá o rito normal de projeto de Lei, diferentemente da Reforma da Previdência. Ouça mais detalhes na reportagem de Paula Groba, da Rádio Senado.

04/02/2019, 18h01 - ATUALIZADO EM 04/02/2019, 18h21
Duração de áudio: 02:19
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a inaugurar a 1ª Sessão Legislativa Ordinária da 56ª Legislatura.

Mesa:
presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli;
presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP);
vice-presidente da República, Hamilton Mourão.

Foto: Pedro França/Agência Senado
Foto: Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: SEGURANÇA PÚBLICA, PREVIDÊNCIA E EDUCAÇÃO. ESSES FORAM OS TEMAS DESTACADOS PELO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NA MENSAGEM QUE ENVIOU AO CONGRESSO, NA ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS. LOC: MINISTRO DA CASA CIVIL, ONYX LORENZONI, AFIRMOU QUE PACOTE CONTRA CRIME VIRÁ PARA O CONGRESSO COMO PROJETO DE LEI, DIFERENTE DA PEC DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA. OUÇA OS DETALHES NA REPORTAGEM DE PAULA GROBA. Téc: A mensagem presidencial enviada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso criticou o governo passado pelo alto índice de desemprego e recessão econômica, além da criminalidade recorde. O texto lido pela primeira secretária da Mesa do Congresso, deputada Soraia Santos, citou a guerra contra o crime organizado como uma das prioridades do novo governo. (SORAIA) Guerra moral, guerra jurídica, guerra de combate não temos pena e nem medo de criminoso. A eles sejam dadas as garantias da Lei e que tais leis sejam mais duras. (REP) O excesso de fiscalizações e a burocracia também foram citados na mensagem presidencial como instrumentos que travaram a produtividade do país e não evitaram tragédias como a ocorrida em Brumadinho, Minas Gerais. O presidente também assinalou que o país já vem reagindo, com a volta de postos de trabalho e investimentos e citou a Reforma da Previdência como pilar para o futuro do país. (SORAIA) Uma proposta moderna e ao mesmo tempo fraterna com o amparo a quem mais precisa separando previdência de assistência ao mesmo tempo em que se combate fraudes e privilégios. A nova previdência vai materializar a esperança concreta de que nossos jovens possam sonhar com seu futuro por meio de poupança individual da aposentadoria. (REP) Ao comentar a mensagem enviada por Jair Bolsonaro, o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que segurança e previdência serão as grandes prioridades do governo. (ONYX) A criminalidade no Brasil Cidade assumiu contornos inaceitáveis e o governo vai para guerra sem nenhum temor e com a certeza de que o cidadão e a cidadã brasileira vão poder andar nas ruas novamente. Não há uma escala de prioridades e são coisas diferentes deverá ser feito um grande pacto Nacional em torno da nova previdência brasileira porque nós precisamos consertar o presente e preparar o futuro e é isso que nós vamos fazer. (REP) Onyx explicou que o pacote de segurança, a ser enviado para o Congresso, terá o rito normal de projeto de Lei, diferentemente da Reforma da Previdência que será uma Proposta de Emenda à Constituição. Da Rádio Senado, Paula Groba.

Ao vivo
00:0000:00