Oposição critica Bolsonaro, mas vice-líder do governo diz que presidente está agindo

03:05Oposição critica Bolsonaro, mas vice-líder do governo diz que presidente está agindo

Transcrição LOC: OPOSIÇÃO DEFENDE UMA REAÇÃO MAIS PRÁTICA À ATITUDE DE BOLSONARO DE MINIMIZAR O CORONAVÍRUS EM PRONUNCIAMENTO NA TV. LOC: VICE-LÍDER DO GOVERNO ADMITE QUE PRESIDENTE DA REPÚBLICA TEM DECLARAÇÕES POLÊMICAS. MAS RESSALTOU QUE ELE ESTÁ ATUANDO CONTRA A COVID-19. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN (0324 Hérica T: ) Além do presidente e do vice-presidente do Senado, Davi Alcolumbre e Antonio Anastasia, diversos senadores criticaram o presidente Jair Bolsonaro por minimizar a epidemia do coronavírus. Em pronunciamento na TV, ele questionou as recomendações da Organização Mundial da Saúde e defendeu o fim da quarentena, alegando que apenas a população idosa corre risco. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, argumentou que o presidente da República “deveria ser um líder da nação e não persistir numa postura de negar a ciência”. Ao considerar o pronunciamento de Bolsonaro como irresponsável e criminoso, Humberto Costa cobrou do Congresso Nacional uma ação mais contundente. (H.Costa) Portanto, eu acho que o Senado tem que endurecer o tom, tem que endurecer com o presidente da República não pode ficar somente nas notas. Nós temos que nos sentar, discutir o que se pode e o que se deve fazer para que isso estanque o mais rapidamente possível sob pena de num espaço de tempo muito curto, nós vivermos no Brasil uma verdadeira tragédia com coronavírus. REP: A senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, disse que Bolsonaro errou ao dividir o Brasil com um discurso ideológico que coloca em risco a vida de milhares de brasileiros. (Eliziane) O que nós assistimos agora pouco na televisão brasileira foi estarrecedor. O presidente da República abre mão de suas prerrogativas de autoridade máxima do nosso País e ele nada mais demonstra uma total irresponsabilidade e legendado com povo brasileiro. Para mim é uma agressão à Nação Brasileira. O presidente da República, no meu entendimento, ele cometeu hoje um grave erro. REP: Já o vice-líder do governo, Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, afirmou que, apesar do estilo polêmico, o presidente da República tem atuado contra o coronavírus. O senador ponderou que o momento é grave e causa inquietação em toda sociedade. (Chico) O presidente tem seu estilo, obviamente todos o conhecem, sabem desse estilo dele que não agrada a muitos. Mas que qualquer forma ele está tomando decisões. Já são mais de 86 bilhões de reais anunciados para atender especificamente a essa questão do coronavírus. Ficam instigando, jogando a sociedade contra o presidente, que é autoridade maior do País e tem que ser respeitado. Então, eu acho que tem que haver moderação. REP: Mais de quarenta países adotaram a quarentena para impedir a propagação do vírus, entre eles, Reino Unido e a Índia. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defende o fim do isolamento social em 15 dias para salvar o País de uma crise econômica. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

Senadores de diferentes partidos criticaram o presidente Jair Bolsonaro por defender o fim da quarentena e minimizar a epidemia do coronavírus. O senador Humberto Costa (PT-PE) cobrou uma reação enérgica do Congresso Nacional contra o que chamou de crime. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) ressaltou que Bolsonaro tenta dividir o país com uma ideologia que pode matar milhares de brasileiros. Mas o vice-líder do governo, senador Chico Rodrigues (DEM-RR), afirmou que apesar do estilo, Bolsonaro tem atuado contra o coronavírus. As informações são da repórter Hérica Christian.

TÓPICOS:
Bolsonaro  Cidadania  Congresso Nacional  Coronavírus  DEM  Oposição  Partidos  PT  Senador Chico Rodrigues  Senador Humberto Costa  Senadora Eliziane Gama 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo