Reforma Tributária

Comissão mista espera proposta de reforma tributária do governo

02:03Comissão mista espera proposta de reforma tributária do governo

Transcrição LOC: FOI INSTALADA NESTA QUARTA-FEIRA A COMISSÃO MISTA PARA CONSOLIDAR O TEXTO DA REFORMA TRIBUTÁRIA. LOC: A EXPECTATIVA É QUE O GOVERNO TRAGA UMA PROPOSTA OFICIAL PARA SER DEBATIDA JUNTO COM OUTRAS DUAS PECS QUE JÁ TRAMITAM SOBRE O TEMA NO CONGRESSO. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A missão da Comissão Mista da Reforma Tributária é convergir três propostas, as PECs 45 e 110 e outra que seria apresentada pelo governo federal, em um único projeto consolidado que modernize e simplifique o sistema tributário nacional. Durante a instalação do colegiado, o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho, do MDB de Pernambuco, defendeu a importância de analisar o assunto por causa da situação caótica atual e da disposição dos representantes estaduais em acabar com a guerra fiscal. (FERNANDO) O Brasil reclama por um novo sistema tributário, foi bom enquanto durou, mas hoje ele atravanca o desenvolvimento nacional, cria insegurança jurídica e não oportuniza a retomada dos investimentos. Rep: Já o senador José Serra, do PSDB de São Paulo, destacou a complexidade do tema, que precisa de mais tempo para deliberação. (SERRA) Na constituinte foram dois anos para elaborar o texto constitucional e mais 3 ou 4 anos para fazer as leis que regulamentavam esse texto, não porque havia lentidão e incompetência, mas pela complexidade do assunto e por tudo o que implica do ponto de vista regional, federativo, social, etc. Rep: E a senadora Zenaide Maia, do Pros do Rio Grande do Norte, afirmou que o novo modelo precisa trazer justiça para os mais pobres. (ZENAIDE) Clamo o povo brasileiro que tenha um olhar diferenciado para nesse momento que o congresso nacional tenha uma reforma que num é só pra tirar de quem trabalha. Não é justo que eu como senadora pague o mesmo imposto numa lata de leite ninho de que ganha um salário mínimo. Rep: O plano de trabalho apresentado na reunião prevê audiências públicas com especialistas em Imposto sobre Valor Agregado e modelos de tributação que funcionam em outros países, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, com representantes das fazendas estaduais e dos municípios, e com o setor privado. A intenção é votar o relatório final da comissão no dia 5 de maio. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

A Comissão Mista da Reforma Tributária terá prazo de 45 dias para consolidar proposta a partir de elementos das PECS 45, 110 e de projeto a ser apresentado pelo governo . Deputados e senadores querem ouvir especialistas em imposto sobre valor agregado e modelos de tributação de outros países; o ministro da Economia, Paulo Guedes; representantes das fazendas estaduais e dos municípios, além do setor privado. As informações são da repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
Congresso Nacional  Desenvolvimento  Economia  Guerra Fiscal  Investimentos  Justiça  MDB  Municípios  Pernambuco  PROS  PSDB  Reforma Tributária  Regional  Rio Grande do Norte  São Paulo  Salário Mínimo  Senador Fernando Bezerra Coelho  Senador José Serra  Senadora Zenaide Maia  Trabalho  Tributação 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo