Eleições

Fundo eleitoral para 2020 será de R$ 2 bilhões

02:00Fundo eleitoral para 2020 será de R$ 2 bilhões

Transcrição LOC: A COMISSÃO MISTA DE ORÇAMENTO APROVOU O PROJETO DE LEI ORÇAMENTÁRIA DE 2020 COM PREVISÃO DE DOIS BILHÕES DE REAIS PARA O FUNDO ELEITORAL. LOC: SENADORES E DEPUTADOS LAMENTARAM QUE SETORES COMO A EDUCAÇÃO PODEM SOFRER DIFICULDADES COM OS VALORES DESTINADOS PARA 2020. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE: TÉC: O valor do fundo eleitoral, alvo de polêmica nas últimas semanas para o fechamento do texto do orçamento, ficou em 2 bilhões de reais. Esse deve ser o recurso compartilhado pelos partidos políticos para as eleições municipais de 2020. O deputado Marcel Van Hatten, do Novo do Rio Grande do Sul, afirmou que o valor ainda é alto, mas melhor do que os três bilhões e oitocentos milhões que chegaram a ser debatidos na comissão de orçamento: Marcel - entendo que essa questão do fundo eleitoral já obtivemos uma grande Vitória que cômputo, isso é uma vitória da própria sociedade, que todos os deputados sabem, independentemente de partido político, houve um grande apelo das pessoas mesmo seja pelas redes sociais seja presencialmente aqui para que o valor do fundo eleitoral não fosse o de 3,8 bilhões de reais. (REP) Outra área que foi bastante debatida durante a construção do orçamento foi a educação. O MEC contará com 103 bilhões de reais para 2020, recursos que, segundo o relator setorial, senador Izalci Lucas, do PSDB do Distrito Federal, ainda devem ser insuficientes: Izalci Lucas - mas infelizmente ainda a gente não conseguiu compatibilizar o discurso com recurso. O apoio à educação é unânime não tem nenhum Deputado, nenhum Senador, Nunca vi nenhum governador falar que educação não é prioridade. Mas entre o discurso e a prática, ação, o recurso, há uma diferença, é um abismo muito grande (REP) O deputado Orlando Silva, do PC do B de São Paulo, afirmou que mesmo com as restrições, foi possível fazer um orçamento com a marca do Congresso, com modificações necessárias na proposta original vinda do executivo, principalmente inserindo recursos para ações sociais: Orlando Silva - O Congresso Brasileiro cumpriu com a sua missão. nós temos a missão de elaborar o orçamento da união não apenas ratificar a proposta que vem do Poder Executivo. (REP) O projeto de lei orçamentária prevê a distribuição de 302 bilhões de reais para estados, municípios e para o Distrito Federal. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

O Fundo eleitoral para as eleições municipais de 2020 deve ser de dois bilhões de reais. A decisão está no projeto de lei orçamentária para o ano que vem. O texto foi aprovado pelo Congresso nesta terça-feira (17). Mais informações com o repórter Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Comissão Mista de Orçamento  Distrito Federal  Educação  Eleições  Estados  Lei Orçamentária  Municípios  Orçamento  Orçamento da União  Partidos  Poder Executivo  PSDB  Redes Sociais  Rio Grande do Sul  São Paulo  Senador Izalci Lucas  União 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo