Estudantes poderão exercer atividade de monitoria no ensino médio — Rádio Senado
Jovem Senador

Estudantes poderão exercer atividade de monitoria no ensino médio

A Comissão de Educação aprovou um projeto apresentado no programa Jovem Senador que estimula a atividade de monitoria no ensino médio (PLS 170/2018). De acordo com a proposta, cada sistema de ensino deverá regular a atividade. A reportagem é de Rodrigo Resende.

25/06/2019, 15h23 - ATUALIZADO EM 25/06/2019, 16h33
Duração de áudio: 01:13
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) realiza reunião com 16 itens. Entre eles, o PLC 88/2018, que prevê medidas de valorização dos profissionais que atuam no ensino básico.

Vice-presidente da CE, senador Flávio Arns (Rede-PR) à mesa.

Bancada:
senador Marcos do Val (Cidadania-ES);
senador Nelsinho Trad (PSD-MS);
senador Lasier Martins (Podemos-RS).

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado
Jane de Araújo/Agência Senado

Transcrição
LOC: OS ESTUDANTES PODERÃO EXERCER ATIVIDADES DE MONITORIA JÁ NO ENSINO MÉDIO. LOC: PROPOSTA COM ESSE OBJETIVO FOI APROVADA PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO. A REPORTAGEM É DE RODRIGO RESENDE: (Repórter) A comissão de educação aprovou um projeto apresentado no Programa Jovem Senador que estimula a atividade de monitoria no ensino médio. Cada sistema de ensino deverá regular a atividade e, segundo o senador Styvenson Valentin, do Podemos do Rio Grande do Norte, a proposta tem valor por ser uma demanda apresentada pelos próprios estudantes: (Styvenson Valentin) O interessante é como foi feita a proposição. De onde surgiu a ideia? Surgiu dos próprios alunos durante o programa jovem senador. Essa era uma demanda deles, uma realidade deles, tem significado sim para quem está dentro daquela situação, para os alunos que querem a monitoria, para eles que querem compartilhar esse conhecimento. (Repórter) Para o Senador Flávio Arns, da Rede Sustentabilidade do Paraná, a troca de conhecimento entre os estudantes é um dos caminhos para o desenvolvimento da educação no país: (Flávio Arns) Termos monitoria dos próprios estudantes do ensino médio eu diria que é a coisa mais maravilhosa do mundo, ter uma política pública pra isso, a gente sabe que colegas podem aprender muito bem com os próprios colegas orientados pelos seus professores. (Repórter) O projeto será analisado agora pelo Plenário do Senado. Projetos: PLS 170/2018

Ao vivo
00:0000:00