Especialistas defendem capacitação de profissionais que cuidam de crianças — Rádio Senado
Comissões

Especialistas defendem capacitação de profissionais que cuidam de crianças

A formação de profissionais que cuidam de crianças de até seis anos de idade é fundamental para o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual dos futuros adultos. A avaliação foi feita por especialistas em audiência pública nas comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE), Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH). A senadora Lúcia Vânia, do PSB de Goiás, defendeu a valorização dos professores para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. A audiência pública conjunta fez parte da Décima Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, organizada pelo Senado.

25/10/2017, 12h33 - ATUALIZADO EM 25/10/2017, 13h46
Duração de áudio: 02:14
As Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE), Assuntos Sociais (CAS) e Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realizam audiência conjunta sobre o tema “Acolher, cuidar e educar na primeira infância: por que precisamos de profissionais mais qualificados”. O debate integra a programação da 10ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que acontece no período de 24 a 26 de outubro.

Mesa:
professor titular de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Universidade Federal Fluminense e Psiquiatra do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Jairo Werner Júnior;
psicóloga da Clínica Aconchego, Maria da Penha Oliveira;
presidente da CAS, senadora Marta Suplicy (PMDB-SP);
presidente da CE, senadora Lúcia Vânia (PSB-GO);
doutora em Filosofia e professora Titular na Universidade de Paris, Marie Garrigue-Abgrall;
doutora em Psicologia Clínica, Alexandra Déprez.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira

Transcrição
LOC: A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE CUIDAM DE CRIANÇAS DE ATÉ SEIS ANOS DE IDADE É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO FÍSICO, EMOCIONAL, SOCIAL E INTELECTUAL DOS FUTUROS ADULTOS. LOC: A AVALIAÇÃO FOI FEITA POR ESPECIALISTAS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NAS COMISSÕES DE EDUCAÇÃO, ASSUNTOS SOCIAIS E DE DIREITOS HUMANOS. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER GEORGE CARDIM. Téc: Os senadores das Comissões de Educação, de Assuntos Sociais e de Direitos Humanos discutiram com especialistas a capacitação dos profissionais que cuidam das gestantes e das crianças até os seis anos de idade. Os convidados destacaram a importância da formação adequada de médicos, professores, psicólogos e cuidadores que trabalham com a primeira infância para o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual dos futuros adultos. Também mostraram experiências bem sucedidas no Brasil e em outros países, como os serviços públicos de Proteção Materno Infantil, na França, que acolhem bebês e crianças, junto com seus pais ou responsáveis. O psiquiatra Jairo Werner Júnior lembrou que os primeiros anos de vida são decisivos para a saúde e a formação da personalidade. Já a psicóloga Maria da Penha Oliveira lamentou a realidade dos profissionais que trabalham nos abrigos, que acolhem 47 mil crianças e adolescentes, 12 mil deles entre zero e seis anos. (Maria) “Trabalham com o tempo esgotado, emitindo relatórios para os serviços da justiça e com pouco tempo de olhar para as crianças. Este é o cuidado essencial, mas são tantas as cobranças às equipes que elas não têm tempo para desenvolver um projeto” (Rep) A senadora Lúcia Vânia, do PSB de Goiás, defendeu a valorização dos professores para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. (Lúcia) “Acredito realmente que o investimento no professor é um dos caminhos mais seguros para a mudança que queremos na educação. Em cada sala de aula, em cada escola deste país, precisamos de profissionais bem formados e bem remunerados” (Rep) A audiência pública conjunta fez parte da Décima Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, organizada pelo Senado.

Ao vivo
00:0000:00