Especialistas apontam que proposta de Novo Código Comercial estimula micro e pequenas empresas — Rádio Senado
Comissões

Especialistas apontam que proposta de Novo Código Comercial estimula micro e pequenas empresas

A Comissão Temporária para a Reforma do Código Comercial (CCC) recebeu especialistas para discutir a desburocratização da vida empresarial. Os convidados ressaltaram que as alterações previstas no novo marco regulatório contribuem para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. O relator da proposta, senador Pedro Chaves (PRB-MS), defendeu que o Novo Código Comercial pode estimular a retomada do desenvolvimento econômico do Brasil. As informações com a repórter da Rádio Senado Marciana Alves.

28/03/2018, 19h00 - ATUALIZADO EM 28/03/2018, 19h00
Duração de áudio: 01:47
CCC - Comissão Temporária para Reforma do Código Comercial (Art. 374-RISF) realiza audiência interativa para tratar sobre os temas: "Simplificação e desburocratização da vida empresarial" e "Os títulos do agronegócio". 

À bancada em pronunciamento, senador José Medeiros (Pode-MT). 

Mesa: 
professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e do Instituto Internacional de Ciências Sociais, Erik Oioli; 
presidente eventual da CCC, senador Dário Berger (PMDB-SC); 
professora da Universidade de Fortaleza e da Universidade Federal do Ceará, Uinie Caminha; 
consultor jurídico da Confederação Nacional do Comércio, Marcelo Barreto.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

Transcrição
LOC1: A COMISSÃO TEMPORÁRIA QUE EXAMINA A REFORMA DO CÓDIGO COMERCIAL DEBATEU A DESBUROCRATIZAÇÃO DA VIDA EMPRESARIAL. LOC2: PARA OS ESPECIALISTAS, AS NOVAS REGRAS REPRESENTAM AVANÇOS PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS. REPÓRTER MARCIANA ALVES. TÉC: O senador Pedro Chaves, do PRB de Mato Grosso do Sul, considera que a legislação que disciplina o dia a dia das empresas não atende às necessidades atuais das organizações e, por isso, precisa ser modificada. Para o relator da reforma do Código Comercial, as alterações podem contribuir para a retomada do desenvolvimento econômico do País. (Pedro Chaves) É chegada a hora de revermos as normas de regências das empresas para moderniza-las, simplificá-las e harmonizá-las com as [normas] adotadas em outras partes do mundo. (Repórter) Entre outros pontos, os participantes da audiência pública da Comissão Temporária para a Reforma do Código Comercial ressaltaram que a desburocratização proposta no texto pode facilitar a abertura de novas empresas no Brasil. Outro avanço apontado foi a possibilidade de criação da sociedade limitada unipessoal, que para a professora Uinie Caminha, estimula os pequenos negócios. (Uinie Caminha) Uma limitada unipessoal permite a formalização desses pequenos negócios em uma estrutura que já é conhecida e apresenta segurança jurídica; por outro lado, também evita a constituição de sociedades em que alguém tem 0,01% do capital social e que está ali apenas para fazer número. (Repórter) O consultor jurídico da Confederação Nacional do Comércio Marcio Barreto destacou que as novas regras facilitam a regularização de negócios que hoje estão na informalidade. (Marcio Barreto) A atividade comercial não fica proibida ou cerceada. Embora restrita diante de alguns impedimentos e sanções até que o empresário se formalize. (Repórter) A votação do relatório final da comissão está prevista para junho. Da Rádio Senado, Marciana Alves.

Ao vivo
00:0000:00