Meio Ambiente

Dia da Amazônia chega em meio à alta de queimadas e desmatamento

02:12Dia da Amazônia chega em meio à alta de queimadas e desmatamento

Transcrição LOC: DIA DA AMAZÔNIA CHEGA EM MEIO À ALTA DE QUEIMADAS E DESMATAMENTO. LOC: COMEMORADA NESTE SÁBADO, DATA FOI CRIADA COMO FORMA DE CONSCIENTIZAR SOBRE O MEIO AMBIENTE. REPÓRTER PEDRO PINCER: TÉC: Ela é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade do planeta. A maior parte da Amazônia está no Brasil, com 60% da floresta, seguido pelo Peru com 13%, e pequenas quantidades na Venezuela, Colômbia, Equador, Bolívia, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Para celebrar tanta grandiosidade foi definido o dia 5 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia. Os objetivos da data são conscientizar as pessoas sobre a importância do bioma para o meio ambiente, estimular o debate sobre os problemas atuais da Amazônia e informar sobre a importância da preservação. Números do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais apontam que o desmatamento na Floresta Amazônica cresceu 33% entre agosto de 2019 e julho de 2020 em comparação com o mesmo período entre 2018 e 2019. O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, garante que o governo está atento à questão: (Hamilton Mourão) Vamos buscar reduzir os índices de desmatamento e queimada, demonstrando com isso à comunidade internacional e à sociedade brasileira que desmatamento zero e desmatamento econômico não são excludentes (REP) O senador Eduardo Braga, do MDB do Amazonas, diz quem é o principal responsável pela sobrevivência da Floresta. (Eduardo Braga) Quem preservou e conservou foram os guardiões da floresta, acima e tudo o povo amazônico, daí a importância de poder valorizar o povo. (REP) Já o senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, aponta um caminho para diminuir os problemas da área. (Confúcio Moura) É a regularização fundiária, dar documentos às pessoas que estão lá trabalhando. Se você documentar a coisa clareia e contém esse desmatamento (REP): O senador Plínio Valério, do PSDB do Amazonas, por sua vez, afirma que não há desmatamento na região (Plínio Valério) O Brasil é o país que mais preserva sua floresta no planeta. Mentira, balela pura, você não pode entrar nessa onda. A Amazônia não está queimando, não está sendo desmatada. Existem coisas que precisam ser corrigidas, mas nós saberemos corrigir. (REP) O dia 5 de setembro foi escolhido como uma homenagem a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ela é a maior floresta tropical do mundo e tem a maior biodiversidade do planeta. A maior parte da Amazônia está contida dentro do Brasil, com 60% da floresta. Para celebrar tanta grandiosidade foi definido o dia 5 de setembro para comemorar o Dia da Amazônia.  Mais informações com o repórter Pedro Pincer, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Amazônia  Amazonas  Biodiversidade  Bolívia  Colômbia  Desmatamento  Equador  Floresta Amazônica  Guiana  Homenagem  MDB  Meio Ambiente  Peru  Presidente da República  PSDB  Regularização Fundiária  Rondônia  Senador Confúcio Moura  Senador Eduardo Braga  Senador Plínio Valério  Suriname  Venezuela 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo