Prioridades

CRE vai ouvir ministros da Defesa e de Relações Exteriores

01:43CRE vai ouvir ministros da Defesa e de Relações Exteriores

Transcrição LOC: UMA COMISSÃO DO SENADO VAI CONVIDAR OS MINISTROS DA DEFESA E DE RELAÇÕES EXTERIORES PARA PARTICIPAR DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS. LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL QUEREM QUE OS MINISTROS FALEM DE ASSUNTOS COMO MODERNIZAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS E FIM DA EXIGÊNCIA DE VISTO PARA TURISTAS DOS ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, JAPÃO E AUSTRÁLIA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Ao tomar posse, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que é necessário reestruturar o Itamaraty e que serão feitas alterações na estrutura diplomática brasileira. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, de Mato Grosso do Sul, e o senador Angelo Coronel, da Bahia, ambos do PSD, querem ouvir o ministro Araújo sobre os rumos da política externa brasileira, neste momento de mudanças no ministério. Uma das preocupações do senador Coronel é com a possibilidade de o Brasil deixar de exigir visto de entrada para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália sem que esses países adotem a mesma medida para os cidadãos brasileiros. Ele defende a manutenção do princípio da reciprocidade. (Angelo Coronel) “Se vamos para os Estados Unidos e exigem que o brasileiro tenha o seu visto de entrada, nós deveríamos também barrar e fazer com que, para que eles entrem no Brasil, tenham o visto do nosso consulado brasileiro. Esse princípio da reciprocidade aumenta o nosso poder de barganha junto aos consulares e faz com que o Brasil tenha o respeito desses países” (Repórter) O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, além de falar sobre os projetos da pasta, vai ser questionado pelo senador Nelsinho Trad sobre os desafios orçamentários. (Nelsinho Trad) “A modernização das Forças Armadas no Brasil ainda é um grande desafio. Quais os projetos das Forças deverão sofrer contingenciamento, quais as medidas que o novo ministro pretende adotar para diminuir o impacto das restrições orçamentárias que enfrentam os ministérios”. (Repórter) As datas das audiências serão confirmadas pela comissão.

Os ministros general Fernando Azevedo e Silva, da Defesa, e Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, serão convidados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para falar sobre as perspectivas de suas pastas em 2019. O presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), quer saber do ministro Azevedo e Silva sobre os desafios orçamentários do ministério. E o senador Angelo Coronel (PSD-BA) vai questionar o ministro Araújo sobre mudanças na política de reciprocidade na exigência de vistos.

TÓPICOS:
Bahia  Comissão de Relações Exteriores  Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional  CRE  Defesa Nacional  Estados  Estados Unidos  Forças Armadas  Itamaraty  Japão  Mato Grosso  Mato Grosso do Sul  Política  PSD  Relações Exteriores  Senador Angelo Coronel  Senador Nelsinho Trad 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11