CRE vai ouvir ministros da Defesa e de Relações Exteriores — Rádio Senado
Prioridades

CRE vai ouvir ministros da Defesa e de Relações Exteriores

Os ministros general Fernando Azevedo e Silva, da Defesa, e Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, serão convidados pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para falar sobre as perspectivas de suas pastas em 2019. O presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), quer saber do ministro Azevedo e Silva sobre os desafios orçamentários do ministério. E o senador Angelo Coronel (PSD-BA) vai questionar o ministro Araújo sobre mudanças na política de reciprocidade na exigência de vistos.

21/02/2019, 13h01 - ATUALIZADO EM 21/02/2019, 16h32
Duração de áudio: 01:43
Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) realiza reunião com 3 itens. Na pauta, indicação de embaixador para o Paquistão e requerimentos.

À mesa:
presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS); 
vice-presidente da CRE, senador Marcos do Val (PPS-ES).

Bancada:
senador Angelo Coronel (PSD-BA); senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), em pronunciamento.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: UMA COMISSÃO DO SENADO VAI CONVIDAR OS MINISTROS DA DEFESA E DE RELAÇÕES EXTERIORES PARA PARTICIPAR DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS. LOC: SENADORES DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DEFESA NACIONAL QUEREM QUE OS MINISTROS FALEM DE ASSUNTOS COMO MODERNIZAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS E FIM DA EXIGÊNCIA DE VISTO PARA TURISTAS DOS ESTADOS UNIDOS, CANADÁ, JAPÃO E AUSTRÁLIA. A REPORTAGEM É DE IARA FARIAS BORGES. (Repórter) Ao tomar posse, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que é necessário reestruturar o Itamaraty e que serão feitas alterações na estrutura diplomática brasileira. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, de Mato Grosso do Sul, e o senador Angelo Coronel, da Bahia, ambos do PSD, querem ouvir o ministro Araújo sobre os rumos da política externa brasileira, neste momento de mudanças no ministério. Uma das preocupações do senador Coronel é com a possibilidade de o Brasil deixar de exigir visto de entrada para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália sem que esses países adotem a mesma medida para os cidadãos brasileiros. Ele defende a manutenção do princípio da reciprocidade. (Angelo Coronel) “Se vamos para os Estados Unidos e exigem que o brasileiro tenha o seu visto de entrada, nós deveríamos também barrar e fazer com que, para que eles entrem no Brasil, tenham o visto do nosso consulado brasileiro. Esse princípio da reciprocidade aumenta o nosso poder de barganha junto aos consulares e faz com que o Brasil tenha o respeito desses países” (Repórter) O ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, além de falar sobre os projetos da pasta, vai ser questionado pelo senador Nelsinho Trad sobre os desafios orçamentários. (Nelsinho Trad) “A modernização das Forças Armadas no Brasil ainda é um grande desafio. Quais os projetos das Forças deverão sofrer contingenciamento, quais as medidas que o novo ministro pretende adotar para diminuir o impacto das restrições orçamentárias que enfrentam os ministérios”. (Repórter) As datas das audiências serão confirmadas pela comissão.

Ao vivo
00:0000:00