Meio Ambiente

Comissão de Mudanças Climáticas debate novo modelo de desenvolvimento para Amazônia

01:50Comissão de Mudanças Climáticas debate novo modelo de desenvolvimento para Amazônia

Transcrição LOC: COMISSÃO MISTA DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS DEBATE NOVO MODELO DE DESENVOLVIMENTO PARA AMAZÔNIA. LOC: O DESAFIO É REDUZIR DESIGUALDADES REGIONAIS E CONSERVAR A BIODIVERSIDADE. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: A Floresta Amazônica ocupa quase 50% do território nacional e possui mais de 2 mil espécies de árvores, 30 mil espécies de plantas, e um potencial praticamente inexplorado em 6 milhões de quilômetros quadrados da maior bacia hidrográfica do mundo. Atualmente, 25 milhões de pessoas que habitam a região vivem o desafio diário de proteger a biodiversidade e gerar renda, apesar das deficiências de infraestrutura, comunicação e logística de transporte. Um novo modelo de desenvolvimento que consiga harmonizar a conservação da natureza com o crescimento econômico e social vem sendo construído pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia há 10 anos, como conta a Representante da Sudam, Érika de Almeida Leite. (ÉRIKA) A gente não pode deixar de lado a questão da biodiversidade que é única no mundo. A gente sabe que dá para falar de meio ambiente, dá pra falar de desenvolvimento econômico, social que não é um conflito, mas sim uma complementariedade. A gente precisa valorizar o que é nosso. Rep: Mas para o deputado Sérgio Souza, do MDB do Paraná, é preciso também repensar marcos regulatórios para alcançar o desenvolvimento sustentável. (SÉRGIO) O Congresso Nacional tenta entender essas necessidades e traduzir isso numa legislação. Será que nossa legislação não é extremamente conservadora e por ser assim ela não está preservando ou mantendo da forma como deveria? Rep: A chamada bioeconomia, que propõe soluções coerentes para crises climáticas e sociais, já é realidade em vários países, movimenta cerca de 2 trilhões de euros no mercado mundial e gera cerca de 22 milhões de empregos, segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, OCDE. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas debateu um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia com especialistas da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Projeto Amazônia 4.0. O objetivo é aliar medidas de proteção ambiental com políticas de desenvolvimento econômico e social. As informações com a repórter Raquel Teixeira.

TÓPICOS:
Amazônia  Biodiversidade  Comunicação  Congresso Nacional  Desenvolvimento  Floresta Amazônica  Indústria  Infraestrutura  Logística  MDB  Meio Ambiente  Mudanças Climáticas  Paraná  Senador Sérgio Souza  Sudam 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo