CMA aprova regras para produtos com selo de biocosmético amazônico — Rádio Senado

CMA aprova regras para produtos com selo de biocosmético amazônico

LOC: A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA O PROJETO QUE DEFINE OS PRODUTOS DE BELEZA QUE PODEM RECEBER O SELO DE "BIOCOSMÉSTICO AMAZÔNICO". 

LOC: O TEXTO TAMBÉM GARANTE BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS DO SETOR QUE SE INSTALAREM NA REGIÃO. REPÓRTER GEORGE CARDIM.  

TÉC: O projeto da senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, define como "biocosmético amazônico" os produtos que utilizam matéria prima da região em sua fórmula. A indicação geográfica protegida deve identificar produtos de beleza, higiene pessoal ou perfumaria como essências, óleos e extratos de guaraná, castanha do Pará, andiroba e açaí. O texto também destina um por cento do preço de venda dos biocosméticos para financiar o fundo da Amazônia. E garante a isenção de uma série de impostos para as empresas do setor que se instalarem na região. Para a senadora Vanessa Graziotin, a proposta vai estimular o desenvolvimento científico e tecnológico na Amazônia, além de combater a biopirataria e valorizar os produtos tradicionais da floresta. 

(Vanessa) A biodiversidade mais rica do planeta está exatamente do planeta está na Amazônia, e é rica e quase nada conhecida. E esta biodiversidade guarda em si matérias primas, insumos para a produção de medicamentos, cosméticos e corantes, enfim. O importante é que além de gerar emprego e renda ela nos ajuda na preservação da floresta amazônica. 

(REPÓRTER) A proposta deve ser analisada agora pela Comissão de Assuntos Econômicos.
11/06/2013, 02h36 - ATUALIZADO EM 11/06/2013, 02h36
Duração de áudio: 01:27
Ao vivo
00:0000:00