Senado lançará novo Plano de Equidade em março
Em março, o Senado Federal lançará o Plano de Equidade 2026-2027, com ações de promoção da igualdade de tratamento e oportunidades para todos os seus servidores e colaboradores. De acordo com a coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero e Raça do Senado, Stella Vaz, haverá uma pegada histórica nas ações que estão sendo planejadas para o biênio.

Transcrição
O combate ao machismo, racismo e desigualdades nas políticas de gestão levou o Senado a integrar em 2011 o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal. O programa visa promover mudanças de comportamento para garantir igualdade de tratamento e de oportunidades em instituições públicas.
O Senado Federal já teve suas ações de promoção de igualdade reconhecidas por três vezes com o seu selo de qualidade. Essas iniciativas são reunidas em planos bianuais e, em março, a Casa lançará o Plano de Equidade 2026-2027. De acordo com a coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero e Raça do Senado, Stella Vaz, haverá um perfil histórico nas ações que estão sendo planejadas:
(Stella Vaz) "Em março, lançaremos o Plano de Equidade 2026-2027, com ainda mais setores da Casa participando. Faremos um trabalho muito alinhado aos 200 anos do Senado Federal, para que a gente possa olhar criticamente o passado, conseguir reconhecer essas desigualdades históricas e reafirmar o nosso compromisso com a construção desse futuro mais igualitário e que também tem a valorização da diversidade como um princípio democrático."
Stella Vaz espera que o Senado continue sendo referência para outras instituições:
(Stella Vaz) "Construir um Senado mais justo, mais representativo, mais conectado com a sociedade brasileira e que essas ações possam reverberar de maneira positiva e sempre de maneira referencial para outras instituições e para a sociedade como um todo."
Também são metas do Comitê de Equidade para o biênio o fortalecimento das políticas internas de prevenção ao assédio, discriminação e outros tipos de violência no ambiente de trabalho; além da ampliação de ações formativas voltadas para a liderança no serviço público. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

