200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé
Brasil e Santa Sé completam em 23 de janeiro 200 anos de relações diplomáticas, iniciadas após a independência de 1822. A Santa Sé, explicou o embaixador Everton Vieira, aprovado pelo Senado em 2023, é o ente soberano da Igreja Católica, diferente do território do Vaticano. O Brasil está entre os países com maior número de católicos do mundo: 56,7% da população, cerca de 100 milhões de pessoas, segundo o Censo 2022 do IBGE.

Transcrição
O Brasil e a Santa Sé, sede da igreja católica, completam, em 23 de Janeiro, 200 anos de relações diplomáticas. As relações começaram pouco tempo depois da independência brasileira de Portugal, em 1822. O embaixador do Brasil junto à Santa Sé é o diplomata Everton Vieira, aprovado pelo Senado em 2023. Ele explicou à época sobre a diferença entre Vaticano e Santa Sé.
Everton Vieira – "É importante ter presente que o Vaticano é um lugar físico, mas a Santa Sé é o ente governativo soberano universal da Igreja Católica e, portanto, eles são uma instituição que onde todo poder emana do Papa, pontífice supremo de uma religião global, cujo domínio é muito maior do que o território no qual ele exerce a sua soberania."
O Brasil é um dos países, proporcionalmente, com o maior número de católicos no mundo. De acordo com o Censo 2022 do IBGE, 56,7 por cento dos brasileiros se declaram católicos, um total aproximado de 100 milhões de pessoas. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

