e-Cidadania bate recorde de participações em 2025
O ano de 2025 foi marcado recordes no e-Cidadania. Uma das ferramentas do programa do Senado que tem como objetivo aproximar a sociedade dos trabalhos parlamentares registrou um aumento de 30% na participação dos internautas. Foram apresentadas mais de 13 mil ideias legislativas com o objetivo de aperfeiçoar as leis existentes no país ou criar novas normas. Em anos anteriores, eram em média 10 mil ideias.

Transcrição
O ano de 2025 foi marcado por recordes no ECidadania, o programa que tem como objetivo aproximar a sociedade dos trabalhos dos senadores. Por meio dessa iniciativa, a população pode participar das audiências públicas e reuniões das comissões temáticas com comentários, opinar sobre projetos em análise no Senado e até mesmo apresentar a chamada "ideia legislativa", com o objetivo de aperfeiçoar as leis existentes ou mesmo criar uma nova norma.
E foi justamente essa última ferramenta que apresentou um aumento expressivo no número de participações. Segundo Alisson Bruno, coordenador do e-Cidadania, no ano passado foram registradas mais de treze mil ideias no portal do programa, número 30% maior que os registrados em anos anteriores, uma média de 10 mil ideias.
Alisson Bruno lembrou que, se obtiver o apoio mínimo de vinte mil internautas em quatro meses, a ideia legislativa é transformada automaticamente em "sugestão legislativa" e encaminhada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa. De acordo com ele, também houve aumento nesse tipo de interação.
(Alisson Bruno) "No ano passado, nós tivemos mais de 600 mil apoios registrados em ideias legislativas, comparado com 2024, que foram 350 mil apoios. Então, foi um aumento significativo que nós tivemos aí em relação ao número de apoios, por conta de melhorias que foram implementadas no nosso sistema no ano passado, que isso gerou um engajamento maior da população ao apoiar essas ideias".
Se a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa concordar com o teor da sugestão legislativa, ela é adotada e convertida em projeto de lei do colegiado e terá o mesmo tratamento de qualquer projeto apresentado por um parlamentar, podendo ser transformado em lei, caso aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados.
Para apresentar uma ideia legislativa, é preciso ter no mínimo doze anos de idade e se cadastrar no portal do programa usando o perfil "gov.br", em senado.leg.br/ecidadania; ou então ligar para a Ouvidoria do Senado, em 0800-0612211. Pessoas com deficiência auditiva também podem participar. Basta gravar um vídeo em libras, publicá-lo numa rede social e encaminhar o link para o ECidadania. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

