Corrida de São Silvestre completa 100 anos
A tradicional Corrida de São Silvestre chega em 2025 a sua centésima edição. A prova de 15 Km se consolidou como uma das mais importantes corridas de rua do mundo. O primeiro vencedor, em 1925, foi o brasileiro Alfredo Gomes. Já o maior campeão da história da São Silvestre é o queniano Paul Tergat, com cinco títulos.

Transcrição
Uma das corridas mais tradicionais do país, a São Silvestre, em São Paulo, tem em 2025 a sua centésima edição. O brasileiro Alfredo Gomes foi o primeiro vencedor da prova em 1925. Já o maior vencedor da corrida é o queniano Paul Tergat, com 5 conquistas. Marílson dos Santos é o brasileiro que mais vezes chegou no alto do pódio, em 3 ocasiões. Em discurso no plenário do Senado em 2011, o então senador Eduardo Suplicy, destacou a tradição da prova paulistana e o momento de emoção da chegada.
(senador Eduardo Suplicy) "Para os atletas, não existe emoção maior do que subir à Avenida Brigadeiro Luiz Antônio e virar à direita na Avenida Paulista, símbolo do vigor da cidade, endereço dos barões de café, depois dos magnatas da indústria, sede de grandes empresas, palco de manifestações de júbilo esportivo e político, local de ser vencedor".
A edição de 2025 da São Silvestre conta com 55 mil inscritos e representantes de 44 países. Nesses 100 anos, a prova só não ocorreu em 2020, em função da pandemia de Covid-19. O percurso total da corrida tem 15 quilômetros. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

