Doenças reumáticas podem ter dia de conscientização
A Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto (PL 3775/2023), do senador Dr. Hiran (PP-RR), que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Reumáticas, a ser comemorado anualmente em 15 de setembro. O objetivo é romper com preconceitos e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce. O projeto agora será agora analisado pela Câmara dos Deputados.

Transcrição
As doenças reumáticas atingem cerca de 15 milhões de brasileiros e brasileiras e em torno de 10% da população mundial. E não se engane: aquela ideia de que reumatismo é coisa de gente idosa não se sustenta nos fatos. Existem mais de 120 tipos de condições reumatológicas, e muitas delas atingem pessoas jovens, como o lúpus, por exemplo.
Para tentar romper com os preconceitos e chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce, a Comissão de Assuntos Sociais aprovou o projeto do senador Doutor Hiran, do PP de Roraima, que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre Doenças Reumáticas, que vai ser comemorado anualmente em 15 de setembro.
O relator do projeto, senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, observou que as doenças reumáticas são o segundo maior motivo de afastamento do trabalho, o que gera grande impacto sobre a Previdência Social. O parecer de Alencar foi lido na comissão pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.
(senador Paulo Paim) "Na medida em que a conscientização aumenta, a pressão pública para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de terapias inovadoras também cresce. Ademais, compreender os sintomas, diagnóstico e opções de tratamento é essencial para melhorar a qualidade de vida dos afetados pela enfermidade".
O projeto agora vai ser analisado pela Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Raíssa Abreu.

