Senado autoriza Rio Grande do Sul a contratar empréstimos internacionais
O Senado autorizou o Rio Grande do Sul a contratar operações de crédito externo junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, o BIRD (PRS 63/2025 e PRS 64/2025). Os dois empréstimos autorizados somam pouco mais de US$ 409 milhões. Os projetos seguem para promulgação.

Transcrição
Um dos empréstimos autorizados, no valor de pouco mais de 359 milhões de dólares, vai garantir condições mais vantajosas para que o Rio Grande do Sul regularize o pagamento de precatórios.
O relator, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, lembrou que, por causa dos juros menores que os praticados no mercado interno e do prazo mais algongado, o crédito vai permitir uma economia de até 40% na quitação de dívidas decorrentes decisões judiciais.
Segundo ele, o estado poderá investir em programas estaduais, inclusiveem ações voltadas para a minimização dos impactos causados pelas enchentes de 2024.
Já o segundo empréstimo de 50 milhões de dólares será destinado ao financiamento do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público do Estado do Rio Grande do Sul – Pró-Gestão, como explicou Paulo Paim.
(senador Paulo Paim) "Esse financiamento é parcial do Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público para o nosso estado. Claro que esse investimento ajudará muito na reconstrução do nosso estado devido às enchentes do ano passado e consequências ainda este ano".
Os projetos de resolução seguem para promulgação. Da Rádio Senado, Alexandre Campos.

