Selo certifica ações ambientais nas escolas
A Comissão de Meio Ambiente aprovou a criação do selo Bandeira Verde para escolas que implementarem ações sustentáveis e de educação ambiental (PL 4602/2024). A iniciativa é do senador Esperidião Amin (PP-SC), a partir de uma proposta apresentada por participantes da 19ª edição do programa Câmara Mirim, no município de Governador Celso Ramos (SC). O relatório da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) ressaltou o papel formativo das escolas também no aspecto ambiental. O texto segue para a Comissão de Educação.

Transcrição
Aprovada pela Comissão de Meio Ambiente, a proposta cria o selo Bandeira Verde para certificar escolas que implementarem pelo menos três entre cinco projetos sustentáveis: captação de água da chuva; horta ou jardim; geração de energia limpa com uso de painéis solares, energia eólica ou biomassa; coleta seletiva de resíduos; e programas de educação ambiental que envolvam a comunidade escolar.
O relatório da senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, ressalta o papel formativo das escolas também no aspecto ambiental.
E a senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, destacou a importância do envolvimento dos gestores em iniciativas sustentáveis.
(senadora Leila Barros) "Incentivar a transformação das instituições de ensino em espaços que, além de educar, também praticam e difundem atitudes sustentáveis, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente. Esperamos que o Selo Bandeira Verde sirva para abrir novas possibilidades sobre o meio ambiente para os gestores escolares."
O projeto do senador Esperidião Amin, do Progressistas de Santa Catarina, surgiu de uma proposta apresentada por jovens que participaram da 19ª edição do Câmara Mirim, no município catarinense de Governador Celso Ramos. É uma ação educativa do portal Plenarinho Mirim, da Câmara dos Deputados, e funciona nos moldes do Programa Jovem Senador.
A decisão final sobre a criação do selo Bandeira Verde para certificar escolas por suas ações ambientais será da Comissão de Educação. Da Rádio Senado, Marcela Diniz.

