Senado celebra 119 anos de parceria entre Brasil e El Salvador
Uma sessão especial no Plenário do Senado, nesta quinta-feira (13), celebrou os 119 anos da parceria entre Brasil e El Salvador. Os participantes destacaram ações recentes que reforçaram a relação diplomática entre os países, como o acordo sobre transporte aéreo. O compromisso foi firmado em 2022 e recebeu aprovação pelo Decreto Legislativo 197/2025. A sessão ocorreu por iniciativa do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

Transcrição
O Senado celebrou os 119 anos da parceria entre Brasil e El Salvador com uma sessão especial no Plenário. Senadores e representantes destacaram a colaboração técnica entre os dois países e o fortalecimento da amizade centenária.
Os participantes falaram do mais recente resultado da relação bilateral, o acordo sobre transporte aéreo. O compromisso foi firmado em 2022, mas recebeu aprovação em decreto legislativo em setembro deste ano. O texto aborda aspectos técnicos e operacionais, até concessão de direitos de tráfego aéreo entre Brasil e El Salvador.
O senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, reforçou que o acordo cria possibilidades para maior integração entre as duas nações.
O acordo de céus abertos simboliza uma nova era para a aviação entre os nossos países, conectando não apenas os aeroportos, mas também povos, culturas e sonhos. Que esse momento sirva de inspiração para continuarmos construindo pontes aéreas, diplomáticas, culturais e científicas,
Para o embaixador de El Salvador no Brasil, Luis Alberto Aparicio Bermúdez, a sessão foi uma oportunidade de fortalecer as relações diplomáticas. . Ele ainda reforçou o compromisso de El Salvador em continuar trabalhando em conjunto.
E temos a oportunidade de continuar a construir um futuro em que aqui nossos povos prosperem e enfrentem os desafios globais com determinação e unidade.
O senador Astronauta Marcos Pontes entregou aos representantes do Ministério de Relações Exteriores, da Agência Nacional de Aviação Civil e de El Salvador um certificado de reconhecimento pelos esforços conjuntos na cooperação e integração entre os países. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Lana Dias.

