Inclusão do Carnatal no calendário turístico oficial é aprovada por senadores
Os senadores aprovaram o projeto do ex-deputado federal e hoje prefeito de Natal, Paulinho Freire, que inclui o Carnatal, tradicional carnaval fora de época, no calendário turístico brasileiro (PL 3034/2023). Relatora designada da matéria, a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), defendeu a aprovação destacando que "o Carnatal é um motor importante da economia potiguar; e fortalece o comércio, os serviços e a cadeia produtiva do turismo na região”.

Transcrição
O Carnatal, tradicional carnaval fora de época realizado na capital potiguar, vai passar a integrar oficialmente o calendário turístico brasileiro conforme o projeto do ex-deputado e hoje prefeito de Natal, Paulinho Freire, do União do Rio Grande do Norte, aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Regional. O texto descreve o evento como um dos maiores da categoria no país, reunindo mais de um milhão de foliões em quatro dias de festa, geralmente no início de dezembro. Segundo o autor, além de impulsionar a economia e o turismo locais, o Carnatal "se consolidou como vitrine da cultura nordestina e ponto de atração para visitantes de todo o Brasil". Relatora designada da matéria, a senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, defendeu a aprovação destacando que "o Carnatal é um motor importante da economia potiguar; fortalecendo o comércio, os serviços e a cadeia produtiva do turismo na região”.
(senadora Professora Dorinha Seabra) "De acordo com o Instituto Fecomércio do Rio Grande do Norte, na edição de 2024, o Carnatal registrou uma movimentação financeira superior a R$112 milhões, refletindo um crescimento de 51,8% em relação ao ano anterior. Este montante destaca a capacidade do evento em atrair turistas de diferentes regiões do Brasil e do exterior, sendo que 38,4% do público era composto por visitantes."
Se não houver recurso até a próxima sexta-feira, 14 de novembro, para votação no plenário, o texto seguirá para sanção presidencial. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

