Comissão de Direitos Humanos acolhe sugestão de piso salarial para nutricionistas
A Comissão de Direitos Humanos acolheu a sugestão legislativa (SUG 12/2023) que propõe um piso salarial de R$ 5 mil e jornada de 30 horas semanais para os nutricionistas. A iniciativa foi enviada pelo cidadão Gabriel Alves Vicente do Carmo e recebeu os 20 mil apoios necessários para ser convertida em sugestão no portal e-Cidadania. Com o voto favorável do senador Fabiano Contarato (PT–ES), a proposta passa agora a tramitar no Congresso como projeto de lei da comissão.

Transcrição
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa acolheu uma sugestão legislativa que fixa um piso salarial de 5 mil reais e jornada de trabalho de 30 horas para os profissionais nutricionistas.
De acordo com o autor da proposta, o cidadão mineiro Gabriel Alves Vicente Do Carmo, o objetivo é solucionar o problema da desvalorização salarial e das longas jornadas de trabalho enfrentadas pelos nutricionistas, incentivando a atratividade da profissão.
A ideia foi publicada no portal e-cidadania no final de julho de 2023. No início de setembro alcançou os 20 mil apoios necessários para se transformar em sugestão legislativa.
O relator da iniciativa na comissão, senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, que já foi o autor do projeto de piso salarial para os profissionais da enfermagem, lembrou que a Constituição garante esse direito a todo trabalhador.
Quando a agente investe na saúde, seja nutricionista, seja psicólogo, seja assistente social, você tá investindo na população que mais precisa. Então fica aqui o meu agradecimento público a todos os nutricionistas do país, que prestam um relevante serviço à população e na preservação daquilo que é o principal bem jurídico, que é a vida humana,
A sugestão será agora transformada em projeto de lei da comissão, e seguirá em análise como qualquer outra proposta.
Da Rádio Senado, Raíssa Abreu.

