Augusta Brito é a nova Procuradora da Mulher do Senado — Rádio Senado
Política de Gênero

Augusta Brito é a nova Procuradora da Mulher do Senado

A senadora Augusta Brito (PT-CE) assumiu a Procuradoria Especial da Mulher do Senado após indicação da Bancada Feminina e confirmação por ato do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre. Ela ficará no cargo até 2027, em substituição à senadora Zenaide Maia (PSD-RN).

Criada em 2013, a Procuradoria Especial da Mulher é responsável por zelar pelos direitos das mulheres, promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino.

11/09/2025, 12h37 - atualizado em 11/09/2025, 14h55
Duração de áudio: 01:35
Foto: Saulo Cruz/Agência Senado

Transcrição
A SENADORA AUGUSTA BRITO É A NOVA TITULAR DA PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER. ELA SERÁ RESPONSÁVEL POR RECEBER E ENCAMINHAR DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA E DEFENDER PROJETOS DE LEI E POLÍTICAS PÚBLICAS QUE AMPLIEM OS DIREITOS DESSA PARCELA DA POPULAÇÃO. REPÓRTER PEDRO PINCER. A senadora Augusta Brito, do PT do Ceará, assumiu a Procuradoria Especial da Mulher até 2027 em substituição à senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte. A designação foi feita pela Bancada Feminina e confirmada por ato do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Criada em 2013, a procuradoria é responsável por zelar e fiscalizar os direitos das mulheres, promovendo a igualdade de gênero e o empoderamento feminino. Entre suas atividades, estão receber e encaminhar denúncias de violência, defender projetos de lei e políticas públicas que ampliem os direitos das mulheres, cooperar com organismos nacionais e internacionais, e promover estudos e debates sobre questões de gênero. A senadora Augusta Brito se comprometeu estreitar a cooperação com as procuradorias estaduais e municipais. (senadora Augusta Brito) "E esse termo de cooperação vem com ações que vão ser feitas diretamente do Senado Federal, levando palestras, cursos. A gente tem uma ideia que ainda vai ser discutida junto com todos da Procuradoria Especial, que é o Zap delas, para a gente ter o número de WhatsApp, onde a gente vai poder também prestar esse atendimento com a rapidez e com os encaminhamentos necessários de uma forma responsável e rápida." Augusta Brito ocupou cargo semelhante durante o mandato como deputada estadual na Assembleia Legislativa do Ceará entre  2017 e 2022. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

Ao vivo
00:0000:00