Comissão vai debater revisão tarifária dos gasodutos de transporte
A Comissão de Serviços de Infraestrutura vai debater os fatores que influenciam o preço final do gás natural no país, de forma a assegurar maior competitividade do produto nesse mercado (REQ 65/2025-CI). Para o autor do pedido de audiência pública, senador Laércio Oliveira (PP-SE), é fundamental ouvir todos os atores que atuam no mercado de gás, já que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) abriu consulta pública para a revisão tarifária dos gasodutos de transporte no período 2026-2030.

Transcrição
A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA VAI DEBATER A REVISÃO TARIFÁRIA DOS GASODUTOS DE TRANSPORTE PELA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO.
OS SENADORES QUEREM ENTENDER AS RAZÕES DO ALTO CUSTO DO GÁS NATURAL NO PAÍS. REPÓRTER CESAR MENDES.
O debate aprovado pela Comissão de Infraestrutura foi solicitado pelo senador Laércio Oliveira, do Progressistas de Sergipe, para esclarecer os fatores que influenciam o preço final do gás natural no país.
O objetivo é assegurar maior competitividade do produto nesse mercado.
Laércio quer discutir a consulta pública que foi aberta este mês pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para a revisão tarifária dos gasodutos de transporte no período de 2026 a 2030.
Segundo ele, é fundamental ouvir todos os atores que atuam nesse mercado.
(senador Laércio Oliveira) "A ideia de promover essa audiência pública é para ouvir do setor como se forma o preço do milhão de BTUs do gás e a gente possa encontrar uma solução para que a gente torne o nosso gás competitivo no Brasil. A perspectiva é de quase 100 milhões de BTUs de gás por dia com as novas descobertas, sem falar na margem equatorial. Então, a gente precisa tornar esse gás competitivo para a indústria, para que a gente consiga de fato ter um combustível competitivo dentro dessas áreas."
Serão convidados para a audiência pública o presidente da Empresa de Pesquisa Energética,Thiago Guilherme Prado; a representante da Agência Nacional do Petróleo, Symone Christine Araujo; e Marcos Roberto Lopomo, da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado.
A data do debate ainda será agendada. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

