Comissão de Meio Ambiente vai debater os preparativos para a COP 30
A Comissão de Meio Ambiente vai fazer um debate sobre os preparativos da COP 30, a Conferência do Clima da ONU, que acontece em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro. Nos dias 5 e 6 de junho, o colegiado fez uma visita à cidade para ver de perto o andamento das obras. Autor do pedido do debate, o senador Fabiano Contarato (PT-ES) destacou que mais de 80% das obras estão prontas. Na avaliação dele, essa infraestrutura será um "legado duradouro de desenvolvimento urbano, sustentabilidade e qualidade de vida".

Transcrição
OS PREPARATIVOS PARA A COP 30, A CONFERÊNCIA DO CLIMA DA ONU, QUE SERÁ REALIZADA EM NOVEMBRO, EM BELÉM DO PARÁ, SERÃO TEMA DE UM DEBATE NA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE. REPÓRTER CESAR MENDES.
Entre os dias 10 e 21 de novembro deste ano, a cidade de Belém, no Pará, vai sediar a COP 30, Conferência do Clima das Nações Unidas.
Cinquenta mil visitantes são esperados, incluindo chefes de estado e delegados de mais de 190 países, além de empresários, cientistas, representantes de ONGs e ativistas ambientais.
A cidade se prepara para receber esse grande fluxo de visitantes com diversas obras de infraestrutura e de adaptação dos espaços, trazendo uma perspectiva de modernização para que a capital seja um centro de referência mundial em sustentabilidade e economia verde.
No início de junho, os senadores da Comissão de Meio Ambiente foram a Belém. Segundo o o presidente do colegiado, senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, os preparativos da conferência serão debatidos numa audiência pública em Brasília.
(senador Fabiano Contarato) "Belém está pronta e o Brasil precisa estar à altura da responsabilidade de apoiar, reconhecer e aprender com o que Belém e a Amazônia têm a mostrar ao mundo. Visitamos as obras do Porto Futuro; da Estação das Docas; Ver-o-Peso (nome do mercado público de Belém); Parque da Cidade; projetos estruturantes que fazem parte da preparação da COP 30. As intervenções estão com mais de 80% de execução e seguem em ritmo acelerado. Após evento, esses espaços serão entregues à população, como um legado duradouro de desenvolvimento urbano, sustentabilidade e qualidade de vida."
Foram convidados para a audiência pública sobre os preparativos da COP representantes da cidade de Belém, do governo do estado e da Assembéia Legislativa do Pará. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.