Senado e Câmara abrem reunião do Brics com apelo por multilateralismo e diplomacia
Nesta terça-feira (3), aconteceu a primeira parte da reunião de presidentes de comissões de relações exteriores no XI Fórum Parlamentar do Brics. A reunião prossegue durante a tarde, com debates sobre transferência de tecnologias para o desenvolvimento sustentável; e sobre instrumentos financeiros para um Brics mais resiliente e sustentável.

Transcrição
FOI ABERTA NA MANHÃ DESTA TERÇA-FEIRA, 3 DE JUNHO, NO PALÁCIO DO CONGRESSO NACIONAL, EM BRASÍLIA, A REUNIÃO DE PRESIDENTES DE COMISSÕES DE RELAÇÕES EXTERIORES DE PARLAMENTOS DOS PAÍSES INTEGRANTES DO BRICS. REPÓRTER CESAR MENDES.
Na abertura da reunião de presidentes de comissões de relações exteriores do XI Fórum Parlamentar do Brics, na manhã desta terça-feira, 3 de junho, o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, manifestou preocupação com o que ele identifica como uma perspectiva de fragmentação da economia global e do multilateralismo. Para Nelsinho, frente a uma conjuntura de tensões geopolíticas, competição entre as nações, desaceleração econômica, medidas protecionistas e crises migratórias, é fundamental caminhar no sentido contrário do agravamento de antagonismos; e o Brics, segundo ele, propicia aos países em desenvolvimento uma plataforma importante para a contrução de uma ordem internacional mais justa e inclusiva.
(senador Nelsinho Trad) "Primeiro, exercer o que nós estamos fazendo aqui, a diplomacia. Você não tabula negócios sem você ter antes um entendimento, uma amizade, algo que possa aproximar países. Então, o que nós estamos fazendo aqui é justamente isso, trazendo os parlamentares que compõem a Comissão de Relações Exteriores, fazer com que eles possam observar as perspectivas de negócios que se abrem pela frente e abrir oportunidades de novos negócios diante da sobretarifa que teve nos Estados Unidos".
Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, o deputado Felipe Barros, do PL do Paraná, apontou uma série de medidas que podem ser implementadas pela "diplomacia parlamentar" para fazer frente aos desafios existentes hoje no comércio internacional.
(deputado Felipe Barros) "É preciso fortalecer e intensificar as negociações intra-bloco: As iniciativas de facilitação de vistos para empresários, a promoção de missões comerciais e de feira de negócios, a harmonização de normas técnicas e a simplificação de procedimentos alfandegários são passos concretos que podemos implementar através de nossas respectivas legislações nacionais. Paralelamente, devemos fortalecer nossas cadeias de valores regionais, identificando setores com potencial para integração produtiva e mapeando atividades econômicas onde a colaboração entre os países dos Brics possa gerar maior valor agregado e competitividade global."
A senadora Tereza Cristina, do Progressistas de Mato Grosso do Sul, vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, acrescentou que em momentos de crise como o que vivemos hoje, reuniões como essa, dos países do Brics, abrem um espaço importante para a superação de diferenças e a busca de vínculos que aproximem as nações. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.

