Senado poderá votar projeto que prevê reciclagem de bateria dos carros elétricos — Rádio Senado
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Senado poderá votar projeto que prevê reciclagem de bateria dos carros elétricos

O senador Jaques Wagner (PT-BA) apresentou um projeto de lei (PL 2132/2025) que prevê a reciclagem de baterias de carros elétricos. Entre as ações previstas estão a exigência para que os fabricantes informem a composição e a quantidade desses materiais, os ciclos das cargas e a sua rastreabilidade. Jaques Wagner citou o aumento da venda de veículos elétricos no Brasil, o que vai exigir do Poder Público soluções para que o descarte não se torne um problema pelo volume. A duração média de uma bateria é de 15 a 20 anos. O projeto ainda será encaminhado para as comissões temáticas antes de ser votado pelo Plenário.

08/05/2025, 17h22 - ATUALIZADO EM 08/05/2025, 19h02
Duração de áudio: 02:33
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Transcrição
O SENADO DEVERÁ VOTAR UM PROJETO QUE PREVÊ A RECICLAGEM DA BATERIA DE CARROS ELÉTRICOS. A PROPOSTA TAMBÉM EXIGE UMA ESPÉCIE DE PASSAPORTE COM OS DETALHES DO PRODUTO, COMO MATERIAIS E CICLOS DE CARGA. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN. De autoria do senador Jaques Wagner, do PT da Bahia, o projeto cria a Política Nacional de Circularidade das Baterias voltada para os carros elétricos. Entre os objetivos da proposta estão a prevenção e a redução dos efeitos negativos do descarte desses produtos e da geração de resíduos, a extração sustentável de seus componentes e o desenvolvimento da cadeia produtiva local voltada para a reciclagem das baterias usadas de carros elétricos. Ao citar o aumento de 80% das vendas desses veículos no ano passado, Jaques Wagner afirmou que o País deve se preparar para essa reciclagem, considerando que a bateria tem uma vida útil de 15 a 20 anos.  São materiais que são difíceis de serem largados, então, o projeto quer ter uma política nacional de reciclagem sobre isso porque se não daqui a pouco a gente tem uma montanha de baterias que não temos onde botar. E é possível reciclar porque tem muitos produtos dentro de uma bateria que se esgotou que podem ser reaproveitados. Então, a ideia é reconhecendo que está aumentando muito o volume de baterias elétricas, então, evidentemente a gente tem que se preocupar.  Pelo projeto, os fabricantes de baterias deverão informar os materiais com as quantidades usados na fabricação e comprovar a origem dos materiais. Caberá ao Poder Público definir os padrões de sustentabilidade e as metas de recuperação dos materiais das baterias. Neste sentido, será criado um passaporte ou outro certificado que permita a rastreabiliade do produto, os ciclos de carga, as características técnicas e os materiais contidos nas baterias. Essas informações estarão disponíveis para os consumidores e os envolvidos na remanufatura, reuso e recuperação de valor da bateria. Jaques Wagner afirmou que a China, Estados Unidos e União Europeia já fazem essa reciclagem.  Na verdade, é no mundo inteiro. Hoje, eu estava lendo que a BYD já ultrapassou a Fiat no mercado interno brasileiro, então isso vai crescer muito. Além, repito que tem bateria de carro, tem bateria de celular, tem várias. Na minha opinião, a gente tem que dar destinação.  O projeto ainda prevê incentivos para todas as etapas dessa cadeia produtiva, assim como investimentos voltados para o desenvolvimento e a produção de baterias mais eficientes e adequadas em parceria com estados e municipios. Da Rádio Senado, Hérica Christian.

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