Senado aprova acordo educacional entre Brasil e Mongólia
O Senado aprovou o texto do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Mongólia (PDL 466/2019). Entre os objetivos, estão o estímulo à cooperação educacional e interuniversitária, a formação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, o intercâmbio de informações e experiências e o fortalecimento da cooperação entre equipes de pesquisadores. O texto já foi promulgado.

Transcrição
O SENADO APROVOU UM ACORDO EDUCACIONAL ENTRE O BRASIL E A MONGÓLIA
UM DOS OBJETIVOS É APROXIMAR OS DOIS PAÍSES NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO ACADÊMICO. REPÓRTER PEDRO PINCER
O Senado aprovou o texto do Acordo de Cooperação Educacional entre Brasil e Mongólia. O documento foi assinado para aproximar os dois países no desenvolvimento do ensino acadêmico, por meio de intercâmbio entre professores e estudantes e de materiais de estudo, além da participação em programas dos Ministérios de Educação de ambas as nações. Entre os objetivos, estão o estímulo à cooperação educacional e interuniversitária, a formação e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, o intercâmbio de informações e experiências e o fortalecimento da cooperação entre equipes de pesquisadores. Um dos artigos prevê que os dois países se comprometem a divulgar a cultura um do outro em seus territórios. O acordo de cooperação também prevê a possibilidade de criação de bolsas para pesquisadores e de financiamento acadêmico. O relator na Comissão de Relações Exteriores, senador Hamilton Mourão, do Republicanos, do Rio Grande do Sul, ressaltou a importância do acordo.
Sonora: Hamilton Mourão
00:00:24
Traçado para estreitar os laços bilaterais e desenvolver mutuamente o ensino acadêmico, mediante intercâmbios de docentes e estudantes, materiais de estudo e participação em programas estimulados pelos Ministérios da Educação de ambas as partes. Portanto, a iniciativa guarda enorme valor e pode propiciar a promoção da língua portuguesa e o aperfeiçoamento científico com a Mongólia, o que é pioneiro e valoroso.
A Mongólia é um país de sistema semipredencialista que fica entre a Rússia e a China e tem população de cerca de três milhões de pessoas, a maioria de religião budista. Da Rádio Senado, Pedro Pincer

