Senado inaugura nesta quarta-feira exposição de artistas femininas
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Senado irá inaugurar a exposição "Arte e Alma Feminina", que celebra a diversidade e a criatividade de artistas femininas que traduzem, por meio de suas obras, sentimentos, histórias e experiência que passam de geração em geração. A exposição será inaugurada dia 12 de março, no Salão Negro do Congresso Nacional, e será aberta a todo o público.

Transcrição
NO MÊS DA MULHER, O SENADO CELEBRA A FORÇA E A CRIATIVIDADE FEMININA COM A EXPOSIÇÃO "ARTE E ALMA FEMININA".
A MOSTRA REÚNE OBRAS DE 46 ARTISTAS E SERÁ ABERTA AO PÚBLICO NO DIA 12 DE MARÇO. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS DETALHES:
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Senado irá inaugurar a exposição "Arte e Alma Feminina", que celebra a diversidade, a contribuição das mulheres na arte e na cultura, e a criatividade de artistas femininas que traduzem, por meio de suas obras, sentimentos, histórias e experiências que passam de geração em geração.
O evento reúne 40 quadros, dois mobiliários e quatro esculturas de 46 artistas femininas. As obras estão no acervo da Casa, composto por produções de artistas nacionais e internacionais que, de alguma forma, possuem vínculo com o Brasil. A exposição poderá ser visitada por todo o público de 12 a 30 de março, no Salão Negro do Congresso Nacional.
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março em todo o mundo, teve origem nos protestos femininos que exigiam melhores condições de trabalho no início do século 20. Em 1910, a data passou a ganhar destaque internacional na Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca. Hoje, a data se moldou à nova realidade e é marcada pelas reinividações por igualdade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher.
Além da exposição "Arte e Alma Feminina", a celebração ao Mês da Mulher no Senado também conta com a entrega do Diploma Bertha Lutz a personalidades que se destacam na defesa de direitos das mulheres e das questões de gênero no Brasil; a apresentação da cartilha 'Mulheres que Constroem o Varejo', resultado da parceria entre a Procuradoria da Mulher do Senado Federal, da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e da Federação Varejista do Rio Grande do Sul; e o lançamento do documentário 'Quando Elas se Movimentam', da TV Senado, que destaca as mulheres negras brasileiras. A fachada do Congresso Nacional também fará parte da comemoração e ficará iluminada de roxo. Sob supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Marina Dantas.