Fernanda Torres é indicada para Diploma Bertha Lutz
Premiada no Globo de Ouro por sua atuação como Eunice Paiva no filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, a atriz Fernanda Torres foi indicada pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA) para receber o Diploma Bertha Lutz. Concedido pelo Senado em sessão solene realizada sempre em março, o diploma homenageia mulheres e homens que contribuem para a defesa dos direitos das mulheres e para questões de gênero no país.

Transcrição
BANCADA FEMININA DO SENADO APOIA PREMIAÇÃO DA ATRIZ FERNANDA TORRES COM O DIPLOMA BERTHA LUTZ PELA INTERPRETAÇÃO DA ADVOGADA EUNICE PAIVA.
O PRÊMIO RECONHECE A DEFESA DOS DIREITOS DAS MULHERES. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
A senadora Eliziane Gama, do PSD do Maranhão, indicou a atriz Fernanda Torres para receber o Diploma Bertha Lutz, premiação do Senado concedida anualmente a quem se destaca na defesa dos direitos das mulheres e das questões de gênero no Brasil. A intérprete de Eunice Paiva no filme Ainda estou aqui, de Walter Salles, ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz em janeiro e concorre ao Oscar na mesma categoria no próximo dia 2 de março.
Eliziane Gama - Esta é a maior honraria do Senado e reconhece a luta de lideranças femininas no Brasil. A atriz Fernanda Torres soube, com muita maestria e com todo seu talento, interpretar a coragem, os desafios de Eunice, que era uma mãe, uma esposa, uma advogada. E, antes de tudo, Eunice Paiva foi uma guerreira como têm sido tantas outras lideranças femininas no Brasil. Mesmo com o desaparecimento do marido, deputado Rubens Paiva, manteve a família de pé, mostrando a força e a resiliência que só nós mulheres temos diante das adversidades.
A indicação foi feita com o apoio das colegas da bancada feminina do Senado, conforme ressaltou Eliziane, que também manifestou alegria pelo reconhecimento internacional da atriz.
Eliziane Gama - Nós torcemos pra que ela receba não só o Bertha Lutz, que eu acredito que ela receberá em uma unanimidade por parte das minhas colegas, mas todos os próximos prêmios que virão e que ela está disputando, dentre eles o Oscar, o que nos traz uma grande honra, uma grande felicidade.
O Diploma Bertha Lutz premia desde 2002 mulheres e homens em qualquer área de atuação. Entregue sempre no mês de março no Plenário do Senado, o prêmio leva o nome da bióloga e advogada paulista Bertha Maria Julia Lutz, importante figura do feminismo e da educação no Brasil do século passado. Ela fundou a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino e defendeu o direito das mulheres de votarem e serem votadas, o que aconteceu em 3 de maio de 1933. Da Rádio Senado, Janaína Araújo.

