Abertas as inscrições para concurso de redação do Programa Jovem Senador
Vai até 30 de abril o prazo para inscrições no concurso de redação do Programa Jovem Senador 2025. Com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”, o programa selecionará 27 estudantes de escolas públicas – um de cada estado e do Distrito Federal – para uma semana de vivência no Senado, em Brasília, onde conhecerão a rotina legislativa, atuarão como jovens senadores e vão propor ideias que podem virar projetos de lei.

Transcrição
O PROGRAMA JOVEM SENADOR ABRIU AS INSCRIÇÕES PARA O SEU CONCURSO ANUAL DE REDAÇÕES, COM TEMA DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E SUSTENTABILIDADE.
OS 27 ALUNOS SELECIONADOS VIVERÃO, POR UMA SEMANA, A ROTINA DOS SENADORES E SENADORAS EM BRASÍLIA. O REPÓRTER PAULO BARREIRA É QUEM TRAZ OS DETALHES.
Nesta primeira fase do processo seletivo, os interessados deverão redigir uma redação com o tema “Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente”. Ao todo, serão selecionados 27 estudantes de escolas públicas, representando cada um dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.
O tema deste ano é inspirado no lema da Rio-92, conferência mundial sobre o meio ambiente ocorrida na década de 1990, na cidade do Rio de Janeiro, que buscava estabelecer estratégias para reduzir os impactos da ação humana sobre a natureza e assegurar a manutenção dos recursos para as gerações presentes e futuras.
Para além das redações, os jovens senadores e senadoras selecionados terão a oportunidade de participar da Semana de Vivência Legislativa, no Senado Federal, em Brasília, que neste ano ocorrerá no mês de agosto. Durante esse período, os estudantes serão orientados a atuar representando seus respectivos estados, apresentando propostas que poderão ser transformadas em projetos de lei, além, é claro, de vivenciar toda a rotina do Legislativo.
O chefe de serviço do Programa Jovem Senador, George Cardim, ressalta a importância dessa experiência como uma forma de inspirar os jovens a se envolverem mais na política, além de contribuírem para um futuro sustentável.
(George Cardim) “A gente busca estimular a reflexão desses jovens para que eles busquem, debatam, pesquisem, conversem e tragam novas ideias e soluções que possam ser inovadoras, sustentáveis para estes desafios enfrentados pelo Brasil e pelo mundo".
Para mais informações sobre o programa ou ter acesso ao material de inscrição, basta acessar o site senado.leg.br/jovemsenador. As inscrições para o concurso seguirão abertas até o dia 30 de abril. Sob a supervisão de Samara Sadeck, da Rádio Senado, Paulo Barreira.

