Pauta ambiental será um dos principais focos do P20
Os temas ambientais terão destaque na Cúpula do P-20, que acontece esta semana em Brasília e vai reunir os presidentes dos parlamentos das 20 maiores economias do mundo. Duas sessões de trabalho vão discutir a crise ambiental e o desenvolvimento sustentável ao longo do evento, que será realizado no Congresso Nacional. Para a presidente da Comissão de Meio Ambiente, senadora Leila Barros (PDT-DF), o destaque dado às questões ambientais e climáticas no P20 é adequado ao momento de incertezas climáticas em que vivemos.
Transcrição
A PAUTA AMBIENTAL GANHA DESTAQUE NA CÚPULA DO P20, QUE ACONTECE ESTA SEMANA EM BRASÍLIA.
DUAS SESSÕES DE TRABALHO VÃO DISCUTIR A CRISE AMBIENTAL E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. MAIS DETALHES COM O REPÓRTER CESAR MENDES.
A pauta ambiental será um dos destaques da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 - P20, que acontece no Congresso Nacional, nesta quinta e sexta-feira. Sob o lema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, o encontro vai debater questões globais urgentes, como o combate à fome, a redução da pobreza e a transição ecológica justa e inclusiva. Organizado pelo Senado Federal e pela Câmara dos Deputados, em parceria com a União Interparlamentar (UIP), o Fórum Parlamentar do G20 vai debater na quarta-feira como implementar as recomendações da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que aconteceu em julho em Maceió, em Alagoas. A temática ambiental já ganha destaque no primeiro painel do fórum, para discutir 'a justiça climática e o desenvolvimento sustentável, sob a perspectiva de gênero e raça'. Na tarde de quinta-feira, estará em pauta 'o papel dos parlamentos no enfrentamento da crise ambiental e sustentabilidade'. A presidente da Comissão de Meio Ambiente, senadora Leila Barros, do PDT do Distrito Federal, considera oportuno o destaque dado para as questões ambientais e climáticas no P20.
(senadora Leila Barros) ''Este tema não poderia ser mais adequado ao momento em que vivemos, uma época de incertezas climáticas, com cada vez mais relatos de eventos extremos em todas as regiões do planeta. Através do P20, temos a chance de fortalecer a colaboração entre as nações e de promover o comprometimento para a aplicação prática de acordos internacionais que deem uma resposta concreta às necessidades ambientais globais.''
A Cúpula do P20 visa fortalecer a diplomacia parlamentar, em busca de soluções legislativas para os desafios contemporâneos. Reforçar a governança global e aproximar os parlamentos das demandas reais das populações também são objetivos do encontro, que antecede o G20, o principal fórum de cooperação econômico internacional que reúnde as 20 maiores economias do planeta e que acontece este ano no Rio de Janeiro, nos dias 19 e 20 de novembro, sob a presidência do Brasil. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.