Tema do encontro dos parlamentos do G20, erradicação da pobreza tem proposta no Senado
O senador Paulo Paim (PT-RS) é autor do projeto (PLS 350/2021) que define a linha oficial de pobreza como sendo o rendimento mínimo necessário para que um grupo familiar possa suprir suas necessidades vitais. A erradicação da fome e o combate à pobreza serão temas principais do P20, o encontro entre presidentes dos parlamentos dos países do G20, que acontece de 6 a 8 de novembro, em Brasília. O objetivo é fortalecer a colaboração global e garantir a concretização de acordos internacionais.
Transcrição
A ERRADICAÇÃO DA POBREZA É UM DOS TEMAS PRINCIPAIS DO P20, ENCONTRO QUE VAI REUNIR PRESIDENTES DOS PARLAMENTOS DOS PAÍSES DO G20, EM BRASÍLIA.
NO SENADO, UMA PROPOSTA DO SENADOR PAULO PAIM DEFINE A LINHA OFICIAL DA POBREZA E CRIA METAS PARA DIMINUIR O NÚMERO DE PESSOAS VIVENDO NESTA SITUAÇÃO. REPÓRTER MARCELLA CUNHA:
Alinhada com os eixos prioritários do G20, a décima cúpula do P20 tem como tema “Parlamentos por um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”. O objetivo é promover uma troca entre os presidentes dos parlamentos dos países do G20 sobre o tema, fortalecendo a colaboração global e garantindo a aplicação prática de acordos internacionais entre os países membros. Após a cerimônia oficial de abertura no dia 7 de novembro, será realizada uma sessão de trabalho para discutir a contribuição dos Parlamentos no combate à fome, à pobreza e à desigualdade em nível mundial. Essa é uma das metas da iniciativa apresentadas pelo Brasil na Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será lançada oficialmente durante o G20 para unir esforços e alcançar a meta de erradicação até 2030. Foi o que lembrou o senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul:
(sen. Paulo Paim) "Surge para apoiar e acelerar os esforços para erradicar a fome e a pobreza enquanto reduz as desigualdades e contribui para revitalizar parcerias globais para o tão falado desenvolvimento sustentável. Essa é uma meta que foi aprovada na Aliança Global, no encontro das 20 maiores economias que se reuniram no Rio de Janeiro."
Paulo Paim é autor de um projeto de lei que define a linha oficial de pobreza para o Brasil. Ele defende a importância de ter esse parâmetro claro para a definição de metas nacionais e regionais para diminuir o número de pessoas vivendo abaixo dessa linha oficial. Pelo texto, se trata do rendimento mínimo necessário para que um grupo familiar ou uma pessoa que viva sozinha possam adquirir os bens e serviços necessários para suprir suas necessidades vitais, como explicou Paim:
(sen. Paulo Paim) "Institui a linha oficial de pobreza, estabelece que o governo federal deverá definir metas progressivas para erradicação da pobreza e a diminuição das desigualdades socioeconômicas."
O projeto já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos e aguarda deliberação da Comissão de Assuntos Sociais, onde tem como relatora a senadora Jussara Lima, do PSD do Piauí. Da Rádio Senado, Marcella Cunha.