Senado aprova estratégias para reduzir emissões de gases de efeito estufa
A Comissão de Meio Ambiente aprovou o projeto do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) que altera a Política Nacional sobre Mudança do Clima (Lei 12.187/2009) para estabelecer as ações prioritárias de redução das emissões de gases de efeito estufa, como o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de energias renováveis; a restauração e recuperação da vegetação nativa e a adoção de sistemas de transporte urbano e rodoviário baseados em energias renováveis (PL 4364/2023). O projeto segue para o exame dos deputados federais.
Transcrição
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE APROVOU O PROJETO QUE ESTABELECE AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA A REDUÇÃO DAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA.
A PROPOSTA ALTERA A POLÍTICA NACIONAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA. REPÓRTER CESAR MENDES.
Aprovado pela Comissão de Meio Ambiente, o projeto do senador Astronauta Marcos Pontes, do PL de São Paulo, inclui na Política Nacional sobre Mudança do Clima regras de consolidação e fomento a ações prioritárias para reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Entre elas, o apoio à pesquisa e ao desenvolvimento de energias renováveis e à promoção da eficiência energética; a restauração e recuperação da vegetação nativa em áreas prioritárias para os recursos hídricos e a biodiversidade; e a implementação de sistemas de transporte urbano e rodoviário baseados em energias renováveis. O relator, senador Bene Camacho, do PSD do Maranhão, explicou os objetivos da proposta.
''O objetivo da proposição é aprimorar a política nacional sobre a mudança do clima, priorizando ações de mitigação e remoção de gases de efeito estufa em setores-chave da economia brasileira, alinhando-se às iniciativas governamentais e privadas para promover uma economia de baixo carbono.''
Para o senador Astronauta Marcos Pontes, é urgente que o País adote medidas para reduzir a influência das ações do homem nas mudanças climáticas.
''Eu tive essa satisfação de ver o planeta de fora, eu posso dizer o seguinte, não é tão grande quanto a gente imagina, né, vivendo aqui na superfície. Quando você vê de fora, você vê o cuidado que a gente tem que ter com essa nossa espaçonave azul.''
Aprovado em votação terminativa pela Comissão de Meio Ambiente, se não for apresentado recurso para votação no Plenário, o projeto segue para a análise da Câmara dos Deputados. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.