Dia do professor: desafios da formação docente no Plano Nacional de Educação
O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Apesar de sua importância, os docentes enfrentam diversas dificuldades, como salários baixos e condições de trabalho precárias. O último Plano Nacional de Educação (PNE) não alcançou as metas para a categoria. Um novo PNE proposto pelo governo está em discussão na Câmara dos Deputados (PL 2614/2024). Pelo texto, as novas metas buscam valorizar os professores e garantir uma formação de qualidade.
Transcrição
APESAR DA IMPORTÂNCIA DA PROFISSÃO, PROFESSORES AINDA ENFRENTAM DESAFIOS COMO A FALTA DE RECURSOS E CONDIÇÕES DE TRABALHO PRECÁRIAS.
AS NOVAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BUSCAM VALORIZAR A CATEGORIA E GARANTIR UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE. REPÓRTER LUIZ FELIPE LIAZIBRA.
Em 15 de outubro é celebrado o Dia do Professor. Nas escolas, os profissionais ainda enfrentam baixa remuneração, condições de trabalho precárias, formação inadequada e a falta de investimento. De acordo com o balanço do Plano Nacional de Educação, as metas para os profissionais de educação não foram cumpridas nos últimos 10 anos. A Meta 15, por exemplo, buscava assegurar a qualidade na formação dos docentes, indicando que todos os professores deveriam ter formação específica na área em que atuam na sala de aula. Mas, de 2014 a 2022, apenas 10% dos docentes atingiram o objetivo. A vigência do atual Plano Nacional de Educação se encerra neste ano e o Ministério da Educação encaminhou ao Congresso Nacional uma nova proposta, que prevê incluir a formação continuada de qualidade e valorização da categoria, com equiparação salarial, planos de carreira, vínculo estável e condições de seguras e saudáveis de trabalho. O presidente da Comissão de Educação, senador Flávio Arns, do PSB paranaense, destacou que o Senado já está discutindo o projeto do novo PNE, que ainda está na Câmara dos Deputados.
senador Flávio Arns: "A Comissão de Educação e Cultura como habitualmente faz, procura se antecipar ao debate, que acontecerá quando a versão analisada pela Camara dos Deputados chegar ao Senado. Porém, esse debate já deve acontecer."
A proposta prevê que o novo Plano Nacional de Educação será composto de 18 objetivos, 58 metas e 253 estratégias sobre as principais políticas, programas e ações envolvendo a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, da educação básica ao ensino superior. Sob a supervisão de Hérica Christian, da Rádio Senado, Luiz Felipe Liazibra.