PSD e MDB vão comandar um terço das prefeituras no Brasil
O PSD, o MDB e o PP foram os partidos que mais elegeram prefeitos no primeiro turno do pleito municipal deste ano. Juntos com o União Brasil, essas legendas somam mais de três mil prefeitos eleitos, o que corresponde a mais da metade dos municípios brasileiros.

Transcrição
O PSD FOI O PARTIDO QUE MAIS ELEGEU PREFEITOS NO PRIMEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES.
EM SEGUNDO LUGAR, FICOU O MDB E, EM TERCEIRO, O PROGRESSISTAS.O REPÓRTER JOÃO GUILHERME BUGARIN TRAZ MAIS INFORMAÇÕES:
O PSD foi o partido que mais elegeu prefeitos no primeiro turno das eleições municipais deste ano. Ao todo, foram 888 eleitos, 35% a mais do que na eleição passada.
É a primeira vez em 20 anos que o MDB não lidera esse ranking de prefeituras; mas o partido vem em segundo lugar, com 861 prefeitos eleitos, um crescimento de 8% em comparação com 2020.
O Progressistas vem em terceiro lugar, com setecentas e cinquenta e duas prefeituras conquistadas.
O União Brasil é o quarto colocado no ranking, com 589 prefeitos eleitos em primeiro turno.
Juntos, PSD, MDB, PP e União Brasil somaram mais de 3000 prefeitos eleitos, o que corresponde a mais da metade dos municípios brasileiros.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, elegeu 523 prefeitos - um crescimento de 49% em comparação com as eleições de 2020.
O partido do presidente Lula, PT, que apresentava queda no número de prefeitos desde 2016, cresceu 39% nas eleições deste ano e obteve duzentas e cinquenta e uma prefeituras.
Já o PSDB elegeu 273 prefeitos, o que representa uma queda de 47% em relação às eleições passadas.
Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, João Guilherme Bugarin.

