Eleitores de cinco cidades participaram de consultas populares; em São Luís, foi aprovado o passe livre estudantil
Além de eleger prefeitos e vereadores, em cinco municípios do país os eleitores foram às urnas também para participar de referendos e plebiscitos. As consultas aconteceram em São Luís e Governador Edison Lobão, no Maranhão; em Belo Horizonte, Minas Gerais; em São Luíz, Roraima; e em Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul.
Transcrição
EM CINCO MUNICÍPIOS BRASILEIROS, OS ELEITORES NÃO SÓ VOTARAM PARA PREFEITO E VEREADOR COMO FORAM CHAMADOS A OPINAR SOBRE TEMAS DE INTERESSE DO MUNICÍPIO.
EM SÃO LUIS, NO MARANHÃO, POR EXEMPLO, A POPULAÇÃO APROVOU A ADOÇÃO DO PASSE LIVRE ESTUDANTIL. REPÓRTER MARCELA DINIZ:
Além de eleger prefeitos e vereadores, em cinco municípios do país os eleitores foram às urnas também para participar de referendos e plebiscitos.
Essas consultas são feitas quando se quer saber a opinião popular sobre algum tema de ato administrativo ou legislativo.
No caso de um projeto de lei, por exemplo: se a consulta for antes da votação da proposta, ela se chamará plebiscito.
Se a consulta for depois da aprovação do projeto, aí se trata de um referendo.
Em São Luís, capital do Maranhão, houve plebiscito sobre a implantação do passe livre estudantil. Lá, a população aprovou a medida e caberá à Câmara municipal a decisão de instituir a gratuidade.
Já em Belo Horizonte, houve um referendo sobre lei aprovada pelos vereadores em 2023 e que muda a bandeira do município. Os eleitores rejeitaram a mudança e, portanto, a capital de Minas Gerais continuará com a bandeira que exibe o brasão de armas da cidade e o desenho do Pico Belo Horizonte, na Serra do Curral.
As demais consultas populares foram no município de Governador Edison Lobão, no Maranhão, onde a população aprovou a mudança do nome da cidade para Ribeirãozinho do Maranhão; no município de São Luíz, em Roraima, onde também foi aprovada a mudança de nome para São Luiz do Anauá; e na cidade gaúcha de Dois Lajeados, onde foi aprovada a ideia de construir o Novo Centro Administrativo Municipal na área do Parque de Eventos João de Pizzol.
Da Rádio Senado, Marcela Diniz.