Vereadores eleitos neste domingo poderão contar com cursos de capacitação do Senado
O Tribunal Superior Eleitoral recebeu mais de 400 mil candidaturas para o cargo de vereadores em todo o país. Mais de 58 mil eleitos neste domingo tomarão posse em 2025. Responsáveis pelo bem-estar da população, o papel de vereador inclui a missão de fiscalizar o trabalho realizado pela prefeitura. Para ajudar nesse processo, que impacta diretamente a vida da população, o Senado oferece por meio do Interlegis 12 cursos para vereadores e suas equipes. Mais informações, pelo endereço senado.leg.br/interlegis
Transcrição
NESTE DOMINGO, MAIS DE 58 MIL VEREADORES E VEREADORAS SERÃO ELEITOS EM TODO O PAÍS. PARA ELES E SUAS EQUIPES, O SENADO DISPONIBILIZA, VIA INTERLEGIS, CURSOS QUE PODERÃO AJUDAR - E MUITO - NA ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
PROCESSO LEGISLATIVO, LICITAÇÕES E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA COMUNICAÇÃO DIGITAL SÃO ALGUNS DOS CONTEÚDOS DISPONÍVEIS. A REPORTER MARINA DANTAS TRAZ MAIS INFORMAÇÕES:
Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral recebeu mais de 400 mil candidaturas para o cargo de vereador em todo o país e, destes, mais de 58 mil tomarão posse em 2025.
O papel de vereador inclui a missão de fiscalizar o trabalho da prefeitura, votar o orçamento do município, além de propor e modificar leis que impactam o dia a dia da comunidade.
Para ajudar nesse processo, o Senado, por meio do Interlegis, programa de fortalecimento e integração das Casas Legislativas, oferece cursos de capacitação para vereadores, assessores e servidores.
Com treinamentos direcionados às Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas, o objetivo é aprimorar a atuação legislativa, administrativa e jurídica dos parlamentares e de suas equipes.
O coordenador do Programa Interlegis, Nilo Bairros, ressalta o caráter gratuito das formações:
(Nilo Amaro Bairros dos Santos): "Fornecer esse tipo de produto, na medida em que o Senado consegue prestar esse tipo de serviço e entregar esse tipo de produto de forma gratuita para os municípios, o Senado presta um grande serviço no sentido de modernizar as casas legislativas e também integrar os parlamentos subnacionais com o Congresso Nacional. E a gente espera que, a partir de 2025, a gente continue atuando com as novas composições das câmaras municipais".
Hoje, o Interlegis disponibiliza 12 cursos sobre temas variados como articulação e compilação de textos legais, Lei Geral de Proteção de Dados, processo legislativo digital, gestão pública sustentável, mídias sociais e inteligência artificial na Comunicação Digital.
As formações podem ser online ou presenciais. Para solicitar uma oficina presencial, basta seguir as orientações do site senado.leg.br/interlegis. Sob supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Marina Dantas.