Reorganização do 'Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria' passa no Senado
O Senado aprovou nesta terça-feira (3) o projeto que permite a reorganização do "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria" em subdivisões físicas, como volumes, seções ou tomos (PL 4746/2023). Criado em 1992, o livro reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. O texto segue para a sanção presidencial.

Transcrição
O SENADO APROVOU O PROJETO QUE REORGANIZA O "LIVRO DOS HERÓIS E HEROÍNAS DA PÁTRIA".
A INTENÇÃO É FAZER SUBDIVISÕES FÍSICAS, COMO VOLUMES, SEÇÕES OU TOMOS. REPÓRTER PEDRO PINCER:
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto da deputada Laura Carneiro, do PSD do Rio de Janeiro, que permite a organização do Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria em subdivisões físicas, como volumes, seções ou tomos. Também chamado de "Livro de Aço", fica no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Criado em 1992, o Livro reúne protagonistas da liberdade e da democracia, que dedicaram sua vida ao país em algum momento da história. A inscrição de um novo personagem depende de lei aprovada no Congresso. A relatora na Comissão de Educação e Cultura, senadora Professora Dorinha Seabra, do União do Tocantins, explicou que a adoção dessas subdivisões não vai interferir nos critérios de inclusão de nomes no Livro, mas vai aprimorar a forma como serão apresentados, preservados e organizados:
(sen. profa. Dorinha Seabra) "A proposta de permitir uma subdivisão deste livro em volumes, seções ou tomos surge como uma solução prática e eficiente para garantir a continuidade dessa honraria, sem comprometer a integridade e a solenidade que o instrumento representa."
A relatora também argumenta que a atual apresentação do livro, em uma única edição com suporte de metal, dificulta seu manuseio, sobretudo diante da quantidade crescente de nomes de homenageados e suas respectivas biografia. O texto segue agora para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.

