Senado cria Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta
O Senado aprovou nesta terça-feira (18) o projeto (PL 3466/2023) que cria o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta, médicos que atuam no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas aos componentes do sangue. A data, a ser celebrada em 29 de outubro, remonta à fundação da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. O texto vai à sanção.
Transcrição
O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA A CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DO HEMATOLOGISTA E DO HEMOTERAPEUTA.
A DATA SERÁ COMEMORADA EM 29 DE OUTUBRO. REPÓRTER PEDRO PINCER:
O projeto aprovado pelos senadores é do deputado Celso Russomanno, do Republicanos de São Paulo, e institui o Dia Nacional do Hematologista e do Hemoterapeuta; a ser celebrado em 29 de outubro, data que remonta à fusão entre a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia com o Colégio Brasileiro de Hematologia, que deu origem à Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular. A relatora, senadora Zenaide Maia, do PSD do Rio Grande do Norte, destaca que os hematologistas desempenham um papel crucial no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas às células sanguíneas e outros componentes do sangue. Ela salientou a importância desses profissionais:
(sen. Zenaide Maia) "Profissionais que atuam no diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças relacionadas às células sanguíneas e a outros compostos do sangue são também atores essenciais em toda a cadeia que envolve a coleta e doação de sangue, de seus componentes e dos hemoderivados, contribuindo para garantir a segurança e a qualidade dos procedimentos e produtos a eles relacionados, em especial para suas aplicações terapêuticas."
O texto segue agora para a sanção presidencial. Da Rádio Senado, Pedro Pincer.