Preparativos para a COP 30 serão discutidos em audiência pública no Senado
A Comissão de Meio Ambiente vai realizar uma audiência pública para discutir os preparativos para receber a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - COP 30, em Belém (PA). O evento internacional acontecerá em novembro do ano que vem e, como assinala o autor do pedido para o debate, senador Beto Faro (PT-PA), serão necessários investimentos para a adequação das condições logísticas, de acomodação e de mobilidade para bem receber as milhares de pessoas que deverão visitar a cidade durante a conferência.
Transcrição
A COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE VAI FAZER UM DEBATE SOBRE A COP 30.
A CONFERÊNCIA DO CLIMA VAI ACONTECER NO ANO QUE VEM, NA CIDADE DE BELÉM, NO PARÁ. REPÓRTER CESAR MENDES.
A realização da Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas - COP 30 - na cidade de Belém do Pará, em novembro do ano que vem, será tema de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente. As COPs, como são chamadas essas conferências, são encontros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, tratado firmado por quase todos os países do mundo em 1994, com o objetivo de buscar a estabilização da concentração, na atmosfera, dos gases do efeito estufa, que provocam o aquecimento global. Para reduzir a interferência do fenômeno no sistema climático do planeta é que uma série de ações e compromissos são propostos nessas conferências. No ano passado, a COP 28 aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes. Este ano, a COP 29 será em Baku, capital do Azerbaijão. E, em 2025, a capital paraense foi escolhida como sede da COP 30. Autor do pedido de audiência, Beto Faro, do PT do Pará, explicou o que pretende discutir na Comissão de Meio Ambiente.
" Para dialogar sobre as ações que estão sendo desenvolvidas para a realização da COP 30, que vai ser realizada em Belém, no ano de 2025, para poder fazer essa explicação, até para que o Parlamento tome conhecimento de todas as medidas que estão sendo tomadas nesse sentido."
Beto Faro disse que milhares de pessoas de todo o mundo deverão visitar Belém durante a COP 30 e que será um grande desafio sediar um evento global como a Conferência do Clima. Por isso, segundo ele, uma série de investimentos para melhor adequação das condições logísticas, de acomodação e de mobilidade são necessários. Representantes dos ministérios do Meio Ambiente e das Relações Exteriores. além da Casa Civil da Presidência da República, do governo do estado do Pará e da prefeitura municipal de Belém serão convidados para a audiência. A data do debate na CMA ainda será definida. Da Rádio Senado, Cesar Mendes.