Saiba como será a sessão de abertura do ano legislativo na segunda (5)
A abertura oficial do ano legislativo acontece na próxima segunda-feira (5), a partir de 15h. A sessão solene inaugura a 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura e conta com uma série de protocolos que já são conhecidos, como mensagens dos chefes dos Três Poderes. O coordenador de eventos do Senado, Francisco Biondo, explica como funciona a cerimônia.
Transcrição
A ABERTURA OFICIAL DO ANO LEGISLATIVO ACONTECE NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA CINCO DE FEVEREIRO.
A SESSÃO SOLENE CONTA COMO UMA SÉRIE DE PROTOCOLOS ESPECÍFICOS, COMO AS MENSAGENS DOS CHEFES DOS TRÊS PODERES. REPÓRTER BIANCA MINGOTE:
A sessão solene que abre o ano legislativo conta com um cerimonial específico e tem entre seus convidados ministros de Estado, presidentes e ministros de tribunais superiores, governadores e comandantes militares.
O coordenador de eventos do Senado, Francisco Biondo, explica que a cerimônia terá início com a chegada do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, pela ala do jardim do Congresso. Os presidentes das casas do legislativo ficarão ao lado dos mastros de bandeira posicionados do lado da Câmara. Biondo descreve que, após esse momento, é hora de dar lugar aos já conhecidos e esperados tiros de canhão:
Biondo - Vai estar formada a tropa mista com a banda do exército, a guarda de honra da bandeira e três pelotões, um da marinha, um da aeronáutica e outro do exército, que vão fazer as honras militares. E também estará no Jardim do Congresso a bateria caiena, que fará a salva de 21 tiros de canhão durante a execução do Hino Nacional, que é o primeiro ato que acontece.
Outro rito da cerimônia acontece quando o presidente do Congresso passa a tropa em revista, para receber as honras militares. Esse ato ocorre logo após a execução do Hino. E, ao final, os presidentes do Senado e da Câmara se encontram ao pé da rampa do Congresso em direção às autoridades, como explica Francisco Biondo:
Biondo - Quando eles subirem a rampa, eles vão ser recepcionados pelos secretários gerais da mesa das duas casas e pelos diretores gerais das duas casas. Eles, após os cumprimentos, seguem em direção ao Salão Negro, onde estarão representantes do Executivo, o presidente do Supremo Tribunal Federal e as lideranças partidárias que vão recepcioná-los e todos seguem em direção ao plenário da Câmara dos Deputados.
No plenário da Câmara, Pacheco deve dar início à sessão solene, com execução do Hino Nacional pela banda do corpo de fuzileiros navais.
Todos os anos, o presidente da República encaminha, pelo portador, a mensagem presidencial. Normalmente, é o ministro chefe da Casa Civil que traz a mensagem ao parlamento. Durante a sessão, o documento é entregue ao presidente do Congresso, que passa para o primeiro secretário da mesa fazer a leitura.
A cerimônia conta, também, com a mensagem do Poder Judiciário e as falas dos presidentes do Senado e da Câmara. Em 2024, o Congresso Nacional inaugura a 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 57ª Legislatura. Sob a supervisão de Marcela Diniz, da Rádio Senado, Bianca Mingote.