Senado cria dias do Físico, das Ciências Aeronáuticas e da Castração de Animais
Três novas datas podem ser incluídas no calendário nacional. A Comissão de Educação aprovou a criação do Dia do Físco (PL 3441/2021), das Ciências Aeronáuticas (PL 574/2020) e da Castração de Animais (PL 6205/2019). Relator da proposta que estabelece a última terça-feira de fevereiro como o Dia Nacional da Castração de Animais, o senador Fabiano Contarato (PT-ES), disse que a medida é a forma mais eficaz de evitar o abandono de cães e gatos.
Transcrição
A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO ADICIONOU NOVAS DATAS AO CALENDÁRIO NACIONAL.
FORAM CRIADOS OS DIAS NACIONAIS DO FÍSICO, DAS CIÊNCIAS AERONÁUTICAS E DA CASTRAÇÃO DE ANIMAIS. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
O dia nacional da castração de animais será celebrado anualmente na última terça-feira de fevereiro. O projeto, aprovado na Comissão de Educação do Senado, segue para análise da Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação em plenário. O relator, Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, destacou a importância da castração dos animais domésticos como forma de evitar o abandono, especialmente de cães e gatos:
A reprodução indesejada e descontrolada de animais é um grave problema que entre outras consequências leva ao desnecessário sofrimento dos animais domésticos, cães e gatos são diariamente deixados à sua própria sorte quando seus donos decidem que não são mais sua propriedade. Tais atitude de negligência e crueldade, falta de empatia e espírito de coletividade, podem ser evitados com um simples ato de castração.
Segundo o autor, senador Randolfe Rodrigues, da Rede do Amapá, a data foi escolhida por ser o Dia Mundial da Castração, uma campanha promovida por organizações não governamentais de proteção animal. A Comissão de Educação também aprovou a data de 19 de maio como o Dia Nacional do Físico. Em 19 de maio de 1905, um artigo do físico Albert Einstein definiu a Teoria da Relatividade. Após reconhecimento da Unesco, a data passou a ser comemorada em vários países. Também foi definido que 8 de agosto será o Dia Nacional das Ciências Aeronáuticas. Esses dois projetos foram aprovados em caráter terminativo e serão enviados à sanção presidencial caso não haja pedido para que sejam votados pelo Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Maurício de Santi.