CRE aprova acordos na área do audiovisual entre Brasil e África do Sul e de desburocratização entre países do Mercosul — Rádio Senado
Relações Exteriores

CRE aprova acordos na área do audiovisual entre Brasil e África do Sul e de desburocratização entre países do Mercosul

A Comissão de Relações Exteriores aprovou uma série de acordos internacionais na reunião desta quinta-feira (14). Um deles incentivaria o intercâmbio na área audiovisual entre o Brasil e a África do Sul (PDL 1130/2021) e outro prevê desburocratização nas importações e exportações no Mercosul (PDL 164/2022).

14/09/2023, 15h53 - ATUALIZADO EM 14/09/2023, 15h53
Duração de áudio: 02:14
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Transcrição
A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU UM ACORDO QUE TEM POR OBJETIVO A INTEGRAÇÃO ENTRE BRASIL E ÁFRICA DO SUL NA ÁREA AUDIOVISUAL. SENADORES TAMBÉM APROVARAM UM TRATADO DE DESBUROCRATIZAÇÃO ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE. A Comissão de Relações Exteriores do Senado aprovou um acordo do Brasil com a África do Sul na área audiovisual para coproduções. A ideia é que questões como vistos de trabalho, importação de equipamentos e utilização de locações de filmes possam ser facilitadas entre as partes. O senador Mauro Carvalho Júnior, do União de Mato Grosso, leu o relatório favorável da senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, ressaltando que esse é o primeiro acordo desse tipo do Brasil com um país africano. Mauro Carvalho - O Acordo em exame é o primeiro acordo do gênero com país africano, cabendo lembrar que a indústria audiovisual da África do Sul se destaca internacionalmente. Trata-se, portanto, de um instrumento que servirá de referência para a assinatura de novos acordos do gênero entre o governo brasileiro e as nações africanas, culturalmente ricas e diversas, possibilitando o adensamento, de forma concreta, das relações entre o Brasil e o continente africano. Outro acordo aprovado tem o objetivo de desburocratizar o sistema de exportação e importação entre países do Mercosul com a adoção de fluxos sugeridos pela Organização Mundial do Comércio nessas negociações. O relatório do senador Cid Gomes, do PDT do Ceará, foi apresentado pelo senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul. Nelsinho Trad -  Vislumbramos grande utilidade para a aprovação do Acordo de Facilitação de Comércio com o Mercosul. Ao desburocratizar e simplificar os procedimentos aduaneiros adotados entre as partes, bem como facilitar o acesso à informação dos importadores e exportadores, o tratado corrobora com o aprofundamento dos fluxos comerciais e contribui para o aperfeiçoamento da nossa reunião aduaneira na linha do compromisso constitucional de integração econômica dos povos da América Latina. Também foram aprovados acordos do Brasil com o Malawi para que dependentes de diplomatas possam trabalhar nos respectivos países e um outro com o Paquistão de cooperação técnica em áreas como agropecuária, saúde, educação e formação profissional. Os acordos seguem agora para a análise do Plenário do Senado. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.

Ao vivo
00:0000:00