Estrada Real será monumento nacional
A Comissão de Educação e Cultura aprovou uma proposta que transforma a Estrada Real em um monumento brasileiro (PL 1854/2021). A Estrada Real é um conjunto de caminhos entre Minas Gerais, São Paulo e o Rio de Janeiro por onde eram escoados o ouro e os diamantes retirados em terras mineiras. Para o Senador Carlos Viana (Podemos-MG), a Estrada Real é um marco para o turismo brasileiro. A homenagem segue para sanção.
Transcrição
LOC: A COMISSÃO DE EDUCAÇÃO E CULTURA APROVOU UMA PROPOSTA QUE TRANSFORMA A ESTRADA REAL EM MONUMENTO NACIONAL.
LOC: O CAMINHO QUE PASSA POR MINAS GERAIS, SÃO PAULO E PELO RIO DE JANEIRO É UM DOS MARCOS DO TURISMO BRASILEIRO. REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE.
A Estrada Real é o conjunto de caminhos utilizados nos séculos XVII e XVIII, pela Coroa portuguesa, para escoamento do ouro e dos diamantes retirados principalmente de Minas Gerais. Os caminhos passam por 182 municípios em um total de 1.632 quilômetros. Para o relator da homenagem, senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, a Estrada Real é um marco para o turismo brasileiro e o título de monumento confirma isso.
Carlos Viana - A Estrada Real é um marco no desenvolvimento interiorano do Brasil, quando da descoberta do ouro e dos diamantes, quem já teve a oportunidade de conhecer Diamantina, caminhar por Tiradentes, por Ouro Preto, percebe o quanto os portugueses naquele momento foram ousados e o quanto Minas Gerais se desenvolveu ao longo do caminho da Estrada Real.
Existem quatro ramais da Estrada Real, entre eles o Caminho Velho, até Parati, no Rio de Janeiro e o Caminho Novo, que leva até a capital fluminense. Os dois se iniciam em Ouro Preto, Minas Gerais. A transformação da Estrada Real em monumento nacional foi sugerida em projeto pelo deputado federal Reginaldo Lopes, do PT de Minas Gerais, e segue agora para a sanção presidencial, já que a proposta era terminativa na Comissão de Educação. Da Rádio Senado, Rodrigo Resende.