IBGE divulga primeiros dados do Censo Demográfico de 2022
O Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) divulgou os resultados no Censo Demográfico 2022. Segundo o censo, o Brasil tem 203.062.512 de habitantes, um crescimento populacional de 6,45% desde a edição anterior da pesquisa, em 2010. As pesquisas geralmente acontecem a cada 10 anos, mas não aconteceu em 2020 por causa da pandemia; nem em 2021, por conta de cortes de gastos.
Transcrição
LOC: O CENSO DEMOGRÁFICO REALIZADO EM 2022 APONTOU QUE O BRASIL TEVE UM CRESCIMENTO POPULACIONAL DE 6,45% DESDE A EDIÇÃO ANTERIOR DA PESQUISA, EM 2010.
O CENSO DEVERIA TER SIDO FEITO EM 2020 E NÃO OCORREU POR CONTA DA PANDEMIA E NO ANO SEGUINTE, EM 2021, TAMBÉM NÃO ACONTECEU POR CORTES ORÇAMENTÁRIOS DO GOVERNO. REPÓRTER CAROL TEIXEIRA.
O censo demográfico é uma pesquisa realizada pelo IBGE para uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira. Ele tem o objetivo de identificar informações essenciais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados. O censo realizado em 2022 visitou todos os munícipios brasileiros para coletar dados referentes ao tamanho da população, quantos moradores por domícilio, e características dos moradores como idade, sexo, cor ou raça e escolaridade, além de informações sobre saneamento básico. O senador Carlos Viana, do Podemos de Minas Gerais, destacou a importância do censo demográfico para a implantação de políticas públicas no país.
Durante o covid, nós não conhecíamos o Brasil. As estatísticas que nós tínhamos sobre o Brasil estavam todas elas defasadas. Consequências de um censo que não foi feito na hora certa, de determinadas políticas públicas que foram elaboradas sem o conhecimento da quantidade de pessoas a serem atendidas e até tempo pra elas se resolverem. Se nós não conhecemos a quantidade de brasileiros que precisam de ajuda, nos não vamos saber a quantidade de dinheiro que não precisamos e o tempo que nós vamos gastar.
O senador Mecias de Jesus, do Republicanos de Roraima, também ressaltou que o censo é essencial para controle da gestão e informações sobre a população.
Vale salientar que o censo demográfico qualifica a gestão pública do país, sendo instrumento de extrema relevância para a implementação de políticas públicas e compreensão do Brasil, pelos seus líderes e pela população em geral.
De acordo com os dados apurados pelo censo, a região Sudeste continua sendo a mais populosa, com 41,8% do total de 203 milhões de habitantes do país. Na sequência, estão o Nordeste (26,9%), Sul (14,7%), Norte (8,5%) e Centro-Oeste (8%). O número veio abaixo das projeções anteriores do órgão. Em 2021, o prognóstico apontava que país teria ao menos 213 milhões de habitantes. Em dezembro de 2022, já com dados prévios do levantamento, o IBGE revisou a estimativa para 207,7 milhões, ou 4,7 milhões de pessoas acima do cálculo final. Sob a supervisão de Pedro Pincer, da Rádio Senado, Carol Teixeira.